Seagate confirma que lançará o primeiro HDD de 20TB do mundo em dezembro de 2020
Créditos: Divulgação/Seagate

Seagate confirma que lançará o primeiro HDD de 20TB do mundo em dezembro de 2020

Exos 20+ utilizará a inédita tecnologia HAMR para alcançar essa marca

Ao passar dos anos, algo que vem evoluindo bastante é a necessidade dos usuários em contar com dispositivos de armazenamento que tenham grandes capacidades para guardar dados. Enquanto os SSDs ainda estão se popularizando no mercado, os HDDs ainda são as melhores opções para quem buscam dispositivos com grandes quantidades de terabytes pelo menor preço.

Pensando nisso, a Seagate, através de seu evento virtual Datasphere 2020, confirmou que estará em breve dando o próximo passo para o avanço do armazenamento dos HDDs. Após a chegada ao mercado do Exos X18 e IronWolf Pro, que contam com 18TB de espaço, a fabricante confirmou que estará lançando em dezembro o Exos 20+, que trará 20TB de armazenamento disponível para o usuário.

Para atingir essa marca, a Seagate utilizará neste HDD a inédita tecnologia HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording, ou Gravação Magnética Assistida por Calor). O HAMR funciona enquanto o disco rígido aquece temporariamente o material do disco, tornando mais receptivo aos mecanismos magnéticos em funcionamento dentro do conjunto. Isso torna mais simples o processo de gravação de dados em áreas menores no disco rígido e aumenta a densidade de dados por prato.

21/03/2020 às 22:05
Notícia

Seagate IronWolf 510 é o primeiro SSD PCIe NVMe do mundo para...

Produto utiliza protocolo NVMe e formato M.2 com armazenamento em cache de até 3GB/s

A série Exos 20+ terá um consumo de energia na casa dos 12W, com uma velocidade de eixo de 7200 RPM e uma velocidade de leitura/gravação superior a 261 MB/s. No entanto, pouco se sabe atualmente sobre o desempenho do Exos 20 + em termos de velocidade de leitura e gravação aleatória.

Embora o Exos 20+ seja um primeiro lançamento da Seagate com a tecnologia HAMR, haverá outro HDDs HAMR com capacidades maiores no futuro. Segundo o roadmap da empresa, o ano de 2023 será marcado pela chegada dos discos rígidos de 30TB, enquanto em 2026 teremos HDs de incríveis 50TB.

Continua após a publicidade

Até o momento, a Seagate não confirmou uma data exata para o HDD chegar às prateleiras das lojas, nem mesmo um preço sugerido para o dispositivo.

Fonte: PCMag, Heise.de
User img

Pedro Henrique

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.