Vazamento mostra tema secreto do Windows XP que o fazia parecer um Mac
Créditos: Olhar Digital

Vazamento mostra tema secreto do Windows XP que o fazia parecer um Mac

O tema era chamado de "Candy", e era bastante similar ao Aqua da Apple

A Microsoft criou um tema secreto do Windows XP que faz o sistema operacional parecer com um Mac. A descoberta estava inclusa em um vazamento recente do código-fonte do Windows XP, que revelou o trabalho inicial da Microsoft no sistema operacional e alguns temas inéditos que a empresa criou durante o desenvolvimento do XP em 2000.

25/09/2020 às 09:57
Notícia

Código-fonte do Windows XP vaza na Web

Além dele, o código-fonte do Windows Server 2003 também está sendo compartilhado publicamente


 

Um desses temas é chamado de "Candy" e inclui um design que se assemelha muito à interface Aqua da Apple, que foi apresentada pela primeira vez na Macworld Conference & Expo em 2000. Embora o tema esteja incompleto, o botão Iniciar do Windows XP e vários botões e elementos de IU foram claramente personalizados para corresponder ao Aqua da Apple.
 
A Microsoft nunca lançou seu tema similar ao Aqua para o Windows XP, e pelo que se entende, ele foi usado no código-fonte inicial do sistema operacional. 
Os desenvolvedores do Windows parecem ter usado o tema como um espaço reservado para construir o mecanismo de tema personalizado para o Windows XP. 


Botões do Aqua no Windows XP / Créditos: The Verge

O tema em si é descrito como "Whistler Skin com colírio para os olhos" e marcado como "apenas para uso interno". Whistler era o codinome do Windows XP. A Microsoft mudou a versão final do XP para um tema Luna azul e verde, que muitos apelidaram de Fisher Price-esque quando o sistema operacional foi originalmente lançado em 2001. Esse mecanismo no Windows XP foi uma atualização importante, permitindo temas third-party e muita personalização.
 
A Microsoft estava desenvolvendo o Windows XP durante uma época em que havia uma competição feroz com a Apple por sistemas operacionais de desktop. 
Mais tarde, nos anos 2000, a Apple utilizou banners para zombar da Microsoft em sua conferência anual de desenvolvedores dizendo "Redmond, liguem suas fotocopiadoras". 

A Apple também fez uma campanha publicitária “Get a Mac” focada nas falhas do Windows e, em particular, no Windows Vista.


Durante os anos 90 e 2000, pode-se perceber no Windows algumas fortes influências do clássico Mac OS e pelo que mais tarde se tornou o OS X. 
A Apple também pegou emprestados alguns recursos do Windows, especialmente em torno de janelas, navegação, painéis de controle e navegação em arquivos e pastas.

Fonte: The Verge
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.