Apple está removendo taxas de 30% para eventos online das desenvolvedoras
Créditos: Divulgação/ Apple

Apple está removendo taxas de 30% para eventos online das desenvolvedoras

Os beneficiados até o momento foram o Facebook, Airbnb e ClassPass

Leitura Rápida

  • A Apple confirmou que está removendo a taxa de 30% de todos os eventos online de qualquer empresa
  • Uma recente polêmica estava informando que a empresa estaria fornecendo esse benefício apenas para o Facebook
  • Um porta voz da Apple informou que outras empresas também estão recebendo os mesmos benefícios e que não há nenhuma diferença entre as desenvolvedoras

A Apple está removendo a taxa de 30% cobrada na compra de apps quando as empresas estiverem promovendo eventos online. Esse é um acordo temporário, possivelmente será aplicado apenas durante o período de pandemia. Ainda não está definido por quanto tempo a cobrança ficará suspensa. Os beneficiados até o momento foram: o Facebook, Airbnb e ClassPass.

Para dar um contexto geral, a Apple está sendo investigada por possível criação de monopólio na venda de apps em sua loja App Store. A desenvolvedora Epic Games implementou um sistema de pagamento direto em seu game Fortnite, para esquivar das taxas impostas para qualquer compra feita no jogo. A empresa teve suas contas de desenvolvedor removidas e está processando a dona do iOS.

23/09/2020 às 10:58
Notícia

Tim Cook fala sobre como a Apple vê as investigações de monop...

O CEO da empresa ainda comenta sobre relação com políticas de Trump

Recentemente, começou a circular uma notícia de que a empresa estaria removendo as taxas de 30% - cobradas para a compra dentro de qualquer aplicativo e a razão pela Epic ter sua conta banida -, para os eventos online do Facebook. A rede social, por sua vez, cobra para utilizar o serviço. Isso criou uma sensação de que, mais uma vez, a Apple estaria trabalhando no benefício de algumas companhias, em detrimento de outras.

O Facebook anunciou em agosto um novo serviço de hospedagem de eventos online para criadores de conteúdo, professores e pequenas empresas. A rede social cobra uma taxa do desenvolvedor para usar esse sistema e esse dinheiro é enviado diretamente para as contas da empresa, sem cobranças das lojas de apps. A taxa de 30% dessas compras foi removida da Google, pela Play Store e, em seguida, também pela App Store da Apple.

A grande polêmica que a atitude gerou foi de que a Apple estaria beneficiando o Facebook, enquanto as demais empresas são prejudicadas pela política. Apesar disso, a CNBC fez uma publicação informando que a taxa de 30% também está sendo removidas para a Airbnb e a ClassPass. Isso significa que todas as desenvolvedoras parceiras da Apple, que fornecerem o serviço de eventos online, também serão contempladas pelo benefício. 

Continua após a publicidade

A Apple nega qualquer comportamento que beneficia certas empresas. Um porta voz frisou em entrevista à CNBC que as regras são válidas para todas as suas desenvolvedoras parceiras. Também mencionou que esse período sem cobranças será temporário, até que seja restabelecido um ritmo, durante o período de pandemia. 

Via: 9to5mac
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.