Spotify e Epic Games se juntam para se opor aos monopólios da Apple e Google
Créditos: Reprodução/Google e Apple

Spotify e Epic Games se juntam para se opor aos monopólios da Apple e Google

Empresas criaram a organização sem fins lucrativos chamada Coalition for App Fairness

O Spotify, Basecamp, Deezer, Tile, Epic Games e várias outras empresas formaram uma coalizão para fazer lobby em conjunto para regular o monopólio da Apple sobre a App Store e também da Google com a Google Play. Segundo as companhias, a Apple está "abusando" de seu poder e, por conta disso, elas formaram a organização independente sem fins lucrativos chamada Coalition for App Fairness (CAF).

Coalition for App Fairness - Link oficial

A CAF defenderá a aplicação e reformas, incluindo mudanças legais e regulatórias, para preservar a escolha do consumidor e tornar tudo mais justo para desenvolvedores de aplicativos e jogos que dependem de lojas de aplicativos e as plataformas de gatekeeper mais populares. Basicamente, a org busca fazer com que todos os aplicativos possam competir de forma justa para impulsionar a inovação e garantir que todos os benefícios das tecnologias digitais.

28/08/2020 às 20:44
Notícia

Apple encerra conta da Epic Games na App Store e Fortnite est...

Além do battle royale, outros aplicativos da empresa também foram banidos do sistema, com exceção da ...

Com a aliança, espera-se criar novas regras que defendam os direitos fundamentais dos criadores de aplicativos para que eles possam fazer negócios diretamente com seus clientes, sem a interferência bruta e lojas como a App Store. "Defendemos qualquer empresa que esteja pronta para reivindicar seus direitos e desafiar os comportamentos anticompetitivos que existem nas lojas de aplicativos hoje”, disse Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games.

Os desenvolvedores de aplicativos têm criticado recentemente de forma pública os termos e condições onerosos e arbitrários da Apple App Store, principalmente depois de sua briga com a Epic Games por conta do jogo Fortnite. Além do controle, eles alegam que as atualizações de última hora do iOS são igualmente prejudiciais aos desenvolvedores.

Continua após a publicidade

Um dos destaques para as reivindicações das empresas contra a Apple, especificamente, reflete o caso da Apple x Epic Games: "Nenhum desenvolvedor deve ser bloqueado na plataforma ou discriminado com base no modelo de negócios de um desenvolvedor, como ele fornece conteúdo e serviços ou se compete de alguma forma com o proprietário da app store". Você pode ler mais sobre as propostas da Coalition for App Fairness em sua página oficial.

Via: XDA Developers
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.