Facebook permitiu centenas de anúncios enganosos sobre as eleições nos EUA
Créditos: AP/REX/Shutterstock

Facebook permitiu centenas de anúncios enganosos sobre as eleições nos EUA

Financiadores do conteúdo seriam comitês de ambos os partidos

Leitura Rápida

  • Facebook permitiu a promoção de conteúdo falso nas últimas semanas
  • Financiamento parte de comitês dos dois candidatos: Donald Trump e Joe Biden
  • Um comitê Republicano lidera o gasto com posts enganosos

O Facebook teria permitido a criação centenas de anúncios mal-intencionados direcionados a eleitores de estados considerados decisivos para as eleições de 2020.

A propaganda parte de comitês de campanha de ambos os lados da corrida presidencial. Entretanto, uma análise dos dados mostra que o comitê America First Action, favorável ao atual presidente Donald Trump, lidera o volume de gastos e de visualizações de conteúdo enganoso com margem.

Os temas principais são o candidato democrata Joe Biden e o sistema de correios dos Estados Unidos, assunto recorrente em ano que parte dos eleitores votará a partir de casa.

Quanto ao público, os estados com número relevante de delegados e nos quais as eleições estão mais equilibradas são o foco, como a Flórida, Wisconsin e Ohio.

(Joe Biden e Donald Trump, protagonistas das eleições de 2020 - Créditos: Fox News)

A informação parte da rede CNN e conta com estudo dos dados feito pelo grupo Avaaz, que reforça ainda que as informações falsas ou imprecisas foram vistas mais de 10 milhões de vezes e grande parte ainda está ativa.

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De acordo com a análise da Avaaz, o comitê Stop Republicans, pró Biden, teria gastado US$ 45.000 para impulsionar 30 publicações desmentidas sobre o sistema de correios, obtendo cerca de 1 milhão de visualizações.

O America First Action, por sua vez, gastou US$ 287.000 em 450 anúncios contendo informações falsas ou enganosas sobre as propostas de Biden para taxação e imigração, temas caros para os Republicanos.

Com tamanho investimento, o comitê de propaganda pró Donald Trump alcançou mais de 9 milhões de visualizações.

É importante ressaltar que o comitê do partido Democrata gasta muito mais que o do Republicano: US$ 19,7 milhões contra US$ 2,6 milhões. Entretanto, a proporção de conteúdo considerado enganoso é muito maior nas propagandas pró Trump: 11% contra 0,2%.

Com mais uma eleição polarizada pela frente, os eleitores dos EUA se veem constantemente questionando as políticas das redes sociais.

Para evitar escândalos como os anteriores, a rede social de Mark Zuckerberg vem fechando o cerco sobre anúncios ilegítimos, fugindo da imagem de que é conivente com notícias falsas.

Há poucas semanas, as críticas estavam direcionadas ao Instagram. A rede social foi acusada de favorecer Donald Trump com seu sistema de hashtags, que direcionava muito mais críticas ao opositor Joe Biden.

Fonte: CNN
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Odir Brüggmann Filho

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