Facebook permitiu centenas de anúncios enganosos sobre as eleições nos EUA
Créditos: AP/REX/Shutterstock

Facebook permitiu centenas de anúncios enganosos sobre as eleições nos EUA

Financiadores do conteúdo seriam comitês de ambos os partidos

Leitura Rápida

  • Facebook permitiu a promoção de conteúdo falso nas últimas semanas
  • Financiamento parte de comitês dos dois candidatos: Donald Trump e Joe Biden
  • Um comitê Republicano lidera o gasto com posts enganosos

O Facebook teria permitido a criação centenas de anúncios mal-intencionados direcionados a eleitores de estados considerados decisivos para as eleições de 2020.

A propaganda parte de comitês de campanha de ambos os lados da corrida presidencial. Entretanto, uma análise dos dados mostra que o comitê America First Action, favorável ao atual presidente Donald Trump, lidera o volume de gastos e de visualizações de conteúdo enganoso com margem.

Os temas principais são o candidato democrata Joe Biden e o sistema de correios dos Estados Unidos, assunto recorrente em ano que parte dos eleitores votará a partir de casa.

Quanto ao público, os estados com número relevante de delegados e nos quais as eleições estão mais equilibradas são o foco, como a Flórida, Wisconsin e Ohio.

(Joe Biden e Donald Trump, protagonistas das eleições de 2020 - Créditos: Fox News)

A informação parte da rede CNN e conta com estudo dos dados feito pelo grupo Avaaz, que reforça ainda que as informações falsas ou imprecisas foram vistas mais de 10 milhões de vezes e grande parte ainda está ativa.

Continua após a publicidade

De acordo com a análise da Avaaz, o comitê Stop Republicans, pró Biden, teria gastado US$ 45.000 para impulsionar 30 publicações desmentidas sobre o sistema de correios, obtendo cerca de 1 milhão de visualizações.

O America First Action, por sua vez, gastou US$ 287.000 em 450 anúncios contendo informações falsas ou enganosas sobre as propostas de Biden para taxação e imigração, temas caros para os Republicanos.

Com tamanho investimento, o comitê de propaganda pró Donald Trump alcançou mais de 9 milhões de visualizações.

É importante ressaltar que o comitê do partido Democrata gasta muito mais que o do Republicano: US$ 19,7 milhões contra US$ 2,6 milhões. Entretanto, a proporção de conteúdo considerado enganoso é muito maior nas propagandas pró Trump: 11% contra 0,2%.

Com mais uma eleição polarizada pela frente, os eleitores dos EUA se veem constantemente questionando as políticas das redes sociais.

Para evitar escândalos como os anteriores, a rede social de Mark Zuckerberg vem fechando o cerco sobre anúncios ilegítimos, fugindo da imagem de que é conivente com notícias falsas.

Há poucas semanas, as críticas estavam direcionadas ao Instagram. A rede social foi acusada de favorecer Donald Trump com seu sistema de hashtags, que direcionava muito mais críticas ao opositor Joe Biden.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNN
User img

Odir Brüggmann Filho

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.