Exynos 2100 virá com processo de 5 nm e com frequência de até 2.9 GHz [Rumor]
Créditos: WccfTech / Samsung

Exynos 2100 virá com processo de 5 nm e com frequência de até 2.9 GHz [Rumor]

Processador que virá junto com o Galaxy S21 virão com a arquitetura arm e com o núcleo principal em Cortex-X1

Recentemente o Galaxy S21 Plus foi visto em um suposto vazamento de benchmark, nele podemos ver que o novo carro chefe da Samsung estava rodando em um Exynos 2100, não um Exynos 1000. Enquanto a fabricante ainda não se posicionou sobre o vazamento, um informante falou para o WccfTech sobre a fabricação do chip 2100. 

Segundo o portal o novo processador da Samsung será feito na arquitetura de 5nm, junto com algumas tecnologias mais interessantes, como o cluster dos núcleos da CPU e as frequências que eles irão operar.

O núcleo principal do Exynos 2100 quase quebra a marca de 3.0 GHz em celulares.

Assim como o Snapdragon 875 o novo processador da fabricante coreana deve vir com um cluster de CPU. Os núcleos do processador se dividirão em 3 partes, sendo a primeira o núcleo principal, rodando em Cortex-X1, e os demais divididos em duas partes. Segundo um informante do Digital Chat Station, o núcleo principal do processador opera em 2.91 GHz e se a Samsung conseguir otimizar o resfriamento, é possível que o núcleo quebre a barreira de 3.0 GHz sem problemas.

Em seguida vem três núcleos de desempenho, que formam a segunda parte do processador e rodará em Cortex-A78 da ARM, atingindo velocidades de até 2.81 GHz nos 3 núcleos. Os 4 núcleos restante do processador serão os de eficiência, executando em 2.21 GHz.

Como reportado pelo DCS, a GPU do novo Galaxy S21 Plus deve contar com um ARM Mali-G78, mas o portal não especificou a quantidade de núcleos que a placa gráfica terá.

Conheça os smartphones da linha Samsung Galaxy.

Continua após a publicidade


Créditos: Divulgação Samsung 

No benchmark do Geekbench 5, o novo modelo de smartphone da Samsung apareceu com a nomenclatura de Samsung SM-G996B, rodando o Android 11 com um total de 8GB de memória RAM.

Porém nos primeiros vazamentos o novo processador da gigante coreana decepcionou e apareceu com um desempenho pior que os equipados nos celulares da linha Galaxy Note 20 Ultra, equiparado quase a um Snapdragon 865 Plus.

03/07/2020 às 12:10
Notícia

Samsung pode pular o processo de 4nm e ir diretamente de 5nm ...

Fontes dizem que ela não vai investir recursos no processo de 4nm

Mas como reforçado pelo WccfTech, esse primeiro benchmark pode ter sido utilizado por apenas um protótipo, ou um processador não otimizado ainda. 

Os novos smartphones da linha Galaxy S21 da Samsung só devem a aparecer e serem lançados no primeiro trimestre de 2021, então muita informação ainda vai aparecer sobre esses novos modelos.

Fonte: WccfTech, Digital Chat Station
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.