Mercedes apresenta S-Class, seu novo sedã de luxo com IA otimizado pela NVIDIA
Créditos: Divulgação/ NVIDIA

Mercedes apresenta S-Class, seu novo sedã de luxo com IA otimizado pela NVIDIA

A empresa diz que o software e a mecânica do carro vão trazer a melhor experiência

Leitura Rápida

  • Mercedes apresenta o seu novo modelo melhor da categoria, o novo S-Class
  • Dentre as novidades, está o uso integrado de Inteligência Artificial
  • Também foi firmada uma parceria com a NVIDIA, para melhorar os gráficos mostrados pelo carro
  • Ele foi todo projetado para um experiência única, para todos os passageiros do carro, não somente o motorista

A Mercedes-Benz acaba de anunciar que irá aliar a Inteligência Artificial (IA) aos seus veículos de luxo S-Class. A empresa informa que uniu o design e potência de seus veículos, com o que há de mais recente na tecnologia. 

Site oficial

O novo modelo S-Class é equipado com um design totalmente novo. Além disso, também conta com sistema MBUX totalmente redesenhado na cabine, com IA. O painel frontal conta com um display com realidade aumentada, tela de 12,8 polegadas, que torna o design ainda mais futurista.

Também há um assistente de voz inteligente e gráficos interativos sofisticados, oferecendo recursos inteligentes e personalizados a todos os passageiros do veículo, e não só ao motorista. A empresa destaca que o MBUX de última geração é processado pelas GPUs NVIDIA, oferecendo computação de alto desempenho e eficiência energética. Elas são responsáveis por fazer os processamentos instantâneos e oferecem gráficos nítidos.

Durante o lançamento do veículo, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, fez um rápido test drive no novo carro. Ele fala que “A Mercedes-Benz é o parceiro perfeito para a NVIDIA, porque nossa missão é usar a IA para solucionar problemas que nenhum computador comum consegue". O líder da maior empresa de GPUs do mundo ainda conclui falando que "a tecnologia desse carro é incrível.”

Continua após a publicidade

A empresa fez o lançamento do seu novo veículo de forma totalmente virtual. O motivo foi o isolamento social, necessário para conter o contágio com Covid-19. O CEO da Mercedes-Benz destaca “Esse S-Class será o veículo mais inteligente de todos da Mercedes”, diz Ola Källenius.

A empresa diz estar caminhando para um futuro de carros autônomos mais seguros, definidos por software. A empresa diz que com mais recursos automatizados e autônomos integrados ao veículo, o motorista e os passageiros podem acessar os mesmos recursos de entretenimento e produtividade.

Outro destaque do CEO foi de como a tecnologia alterou o modo que os carros são mostrados. "Por décadas, a instalação do motor no chassi foi o momento mais mágico da manufatura do carro”, lembra Källenius. Ele ainda conclui falando que "Hoje, há outro momento mágico extremamente importante: a união da carroceira do carro ao sistema, a unidade principal totalmente nova com o MBUX de última geração". 

 Os botões foram simplificados. A empresa diz que graças a IA, marca do veículo, uma série de funções foram modificadas. Com a possibilidade de comandos de voz para resolver funções, cerca de 27 comandos analógicos se tornam obsoletos e sem utilidade. Todos os recursos podem ser ativados com padrões de segurança como PIN, impressão digital e reconhecimento facial e de voz.

Alguns recursos de segurança extra estão presentes no veículo. O carro consegue identificar se alguém irá abrir a porta, antes mesmo da ação ser feita. Ele também verifica se a cadeirinha infantil está presa da forma correta. Além disso, ajuda a manter a atenção do motorista na estrada, quando percebe que está distraído. 

A empresa novamente destaca o trabalho em conjunto dos desenvolvedores de software e da mecânica. Todas as áreas trabalharam em conjunto, para oferecer um carro completo, que atende públicos exigentes. Esse carro deve chegar à América Latina, por valores superiores ao R$ 1 milhão.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.