Qualcomm apresenta Snapdragon 750G com suporte mmWave 5G, IA para ruídos e mais
Créditos: Divulgação/ Qualcomm

Qualcomm apresenta Snapdragon 750G com suporte mmWave 5G, IA para ruídos e mais

Empresa mostrou o sucessor do S730G, uma alternativa mais rápida para o chip S690

Leitura Rápida

  • A Qualcomm acaba de apresentar o Snapdragon 750G, sucessor do S730G
  • Ele deve ser usado como uma alternativa mais rápida para o chip S690, sem aumentar o orçamento dos produtos
  • Esse chipset 5G global possui supressão de ruído alimentado por IA e suporte para jogos a 120fps
  • Ele já está disponível para que as fabricantes insiram em seus próximos dispositivos

A Qualcomm acaba de anunciar oficialmente o Snapdragon 750G. Ele foi lançado como um chipset 5G global, que pode ser usado por fabricantes de todo o mundo. Ele possui algumas tecnologias novas, para a linha que o integra. Algumas das novidades são a supressão de ruído alimentado por IA e o suporte para jogos a 120fps. O SoC deve ser usado como sucessor habilitado para 5G para o S730G, sendo uma alternativa mais rápida e eficiente para o chip S690, mantendo a mesma faixa de preço, sem aumentar o custo de produção.

O novo Snapdragon 750G é equipado com um modem X52, que é o mesmo usado nos chips S765. Comparado com o X51, que está presente nos modelos S690, ele traz a tecnologia mmWave 5G. Isso significa que as suas velocidades de leitura estão mais rápidas, podendo atingir downloads de até 3,7 Gbps, ficando acima dos 2,5 Gbps do modelo anterior. Além disso, também está disponível o Sub-6. A Qualcomm informa que este é um chipset 5G verdadeiramente global, com suporte multi-SIM.

Uma das tecnologias que integra o novo SoC é a Inteligência Artificial (AI). Segundo os dados fornecidos pela própria Qualcomm, ele pode fornecer até 4,0 TOPS, 20% a mais que o S730G. Essa tecnologia é usada para cancelamento de eco e supressão de ruído (ECNS), otimizada pela Qualcomm Aqstic. A empresa diz que mesmo com um único microfone, é possível remover sons como o choro de um bebê, latido de cachorros, e até os que mais se sobrepõe ao áudio, como sirenes e britadeiras.

Parece que o novo chip se preocupou muito com o aprimoramento do áudio captado pelo microfone do dispositivo. A Qualcomm informa ainda que o sistema de processamento de áudio também pode aumentar a entrada de nível de sussurro para níveis confortavelmente audíveis. O uso de IA vai poder ser visto até mesmo com o apps terceiros, como no Snapchat, por exemplo. Foram adicionadas otimizações personalizadas, que vai deixar os filtros mais acelerados.

19/09/2020 às 12:40
Notícia

Samsung Exynos 1000 pode superar o desempenho do Qualcomm Sna...

A Samsung pode usar arquitetura da ARM para melhorar o desempenho de seus chips

Além das novidades adicionadas nesse modelo, também foram feitas otimizações no desempenho geral. O Snapdragon 750G tem um processador octa-core Kryo 570, com clock de 2,2 GHz, que consegue oferecer 20% mais desempenho, comparado ao processador S730G. As câmeras também receberam novidades. Agora, o SoC permite capturas de vídeos 4K HDR10 (com HLG) e 4K HDR com efeito bokeh (desfoque no fundo).

Continua após a publicidade

Os gráficos também receberam atenção da Qualcomm. O GPU Adreno 619 é cerca de 10% mais rápido, comparado ao GPU S730G. Ele também consegue dar suporte para monitores de 120 Hz (até 1080p + resolução). Outras novidades que estão disponíveis são as tecnologias Game Color Plus e Adreno HDR Fast Blend, para ajudar na renderização de gráficos HDR10.

A Qualcomm tornou os pinos de entrada do chip compatíveis com o modelo Snapdragon 690. Isso significa que as fabricantes não precisarão fazer grandes alterações no design de seus produtos, podendo adicionar o novo chip com maior facilidade. Isso pode garantir mais rapidez na entrega dos smartphones com o novo SoC.

Os primeiros dispositivos com Snapdragon 750G devem começar a ser apresentado já no próximo ano, 2021. A Xiaomi já se adiantou, falando que será a primeira fabricante a lançar um smartphone com o SoC. Outras empresas como Deutsche Telekom e Verizon também mostraram interesse. 

Via: GSM Arena
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.