Samsung Exynos 1000 pode superar o desempenho do Qualcomm Snapdragon 875 [RUMOR]
Créditos: Reprodução/ WCCFTech

Samsung Exynos 1000 pode superar o desempenho do Qualcomm Snapdragon 875 [RUMOR]

A Samsung pode usar arquitetura da ARM para melhorar o desempenho de seus chips

Leitura Rápida

  • Um novo rumor afirma que o SoC Exynos 1000, da Samsung, pode superar o desempenho do Snapdragon 875, da Qualcomm
  • Segundo alguns leakers, ambos os chips vão contar com oito núcleos, separados em 1+3+4
  • O que pode dar vantagem para a Samsung é a tecnologia de núcleo X1, da ARM

Um novo relatório da WCCFTech está indicando que os próximos SoCs desenvolvidos pela Samsung, Exynos 1000, devem ser melhores que a opção mais potente da Qualcomm, Snapdragon 875. Isso significa que o desempenho dos flagships da coreana vão superar o desempenho de todos os topo de linha das demais fabricantes, que usam o chip Snapdragon.

A informação começou a aparecer no Twitter de Ice Universe, um leaker famoso no mundo da tecnologia. Ele apenas informa a contagem de núcleos presente no chip Exynos da Samsung, e da Qualcomm, que são os mesmos. Logo abaixo, os comentários colocam fontes do Reddit que confirmam benchmarks apontando um desempenho superior para a Samsung. Isso seria algo inédito na indústria, uma vez que os chips Snapdragon são amplamente reconhecidos por serem os melhores do mercado.

O Leaker menciona que tanto o Snapdragon 875 quanto o Exynos 1000 virão com uma configuração de núcleo 1 + 3 + 4. Isso significa que os dois SoCs serão equipados com um núcleo principal, com mais três núcleos de desempenho e outros quatro núcleos de eficiência. Ao todo são oito núcleos, que irão compor todo o chipset. Isso é válido para os dois modelos.

Uma das grandes questões que se levanta com esse rumor é: se os dois chips possuem características iguais, como então o Exynos irá superar o desempenho da Qualcomm? 

A ARM já apresentou seu novo design Cortex A-78, que devem chegar para os smartphones do próximo ano. A empresa promete uma eficiência energética de até 50%, sem perder o desempenho. Além disso, também foi apresentado o núcleo X1, que tem como base aprimorar o desempenho dos dispositivos. Ele consegue trabalhar com diferentes parceiros e formular núcleos personalizados, que poderiam atender diferentes demandas.

18/09/2020 às 12:47
Notícia

Vazamento indica que o chip Samsung Exynos de 5nm e o Snapdra...

Ambos aparentemente usarão o mesmo design para seus núcleos

Continua após a publicidade

Segundo os dados divulgados pela ARM, o X1 chega a ser 21% mais rápido que o novo Cortex-A78, em cálculos inteiros. O desempenho consegue alcançar um pico de 30%, quando comparado ao Cortex-A77. Lembrando que isso ainda são estimativas de laboratórios feitas pela empresa, sem testes oficiais em dispositivos reais, portanto cada situação pode ter resultados diferentes.

Lembra que falamos que a tecnologia da ARM permite personalizar os núcleos? Agora vai começar a fazer mais sentido essa explicação. Se a Samsung estiver usando o núcleo X1, será possível otimizar tarefas que demandam mais esforço, tornando o desempenho melhor. Isso justificaria o motivo pelo chip desenvolvido pela Samsung obter resultados melhores que o Snapdragon 875.

A configuração dos núcleos do Exynos 1000 ficaria da seguinte forma: um núcleo X1, para as tarefas que demandam desempenho máximo; Três núcleos Cortex A-78, que seriam usados em tarefas normais do dia a dia; Os demais quatro núcleos Cortex-A55 seriam voltados para tarefas que não exigem muita energia em primeiro plano, otimizando o consumo.

O rumor afirma que essa configuração poderia equiparar o desempenho do Exynos 1000 com o Snapdragon 875, podendo superá-lo em diversos cenários. Lembrando que nada foi confirmado e que ainda é apenas um rumor. É necessário fazer testes de uso em cenários reais para confirmar essas informações. 

Via: WCCFTech
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.