TSMC atingiu o limite de produção para chips de 5nm, Apple é a principal compradora
Créditos: WCCFTech

TSMC atingiu o limite de produção para chips de 5nm, Apple é a principal compradora

Fabricação dos novos modelos de processadores da Apple baseado em ARM é o principal motivo

A fabricante taiwanesa de semicondutores TSMC não terá problemas com seu balanço em 2020. Além do sucesso do seu processo de 7nm com a AMD e Nvidia, a empresa está com sua produção de nós em 5nm N5 totalmente reservada até o final de 2020.

Processo de 5nm da TSMC será utilizado por toda a linha A14 de processadores da Apple.

Se já não bastasse o sucesso da produção de 7nm, que foi totalmente comprado por diversas gigantes da tecnologia como Nvidia, Apple e AMD, inclusive essa utilizando o nó de 7nm da TSMC no Playstation 5. Agora a empresa está em uma situação bastante confortável para a produção dos seus nós de 5nm. Isso porque a Apple sozinha reservou uma boa parte da produção, deixando o processo de 5nm da TSMC de 2020 totalmente reservado.

Recentemente foi anunciado os novos processadores da linha A14 que serão utilizados pela Apple em toda a sua linha de dispositivos. Baseados na arquitetura Arm, todos os novos processadores da gigante de Cupertino irão utilizar o processo de 5nm da TSMC.

Apple apresentou neste mês o primeiro chip da linha A14 a vir a público. O A14 Bionic possui seis núcleos, e apresenta um aumento de 40% de desempenho se comparado aos antigos processadores da empresa.

15/09/2020 às 18:03
Notícia

A Apple apresenta o A14 Bionic, o chip mais avançado da Apple

O chip estará incluso no novo iPad Air, e é capaz de executar mais de 11 trilhões de operações por se...

A nova linha de processadores deve ser construídos utilizando um design de chip unificado, deixando assim todos os produto com o mesmo ciclo de desenvolvimento de processadores e uma arquitetura mais igual entre todos seus produtos.

Continua após a publicidade

Além dos seus processadores, a empresa da maçã também estaria desenvolvendo uma GPU utilizando o processo de 5 nanômetros da TSMC. Isso indica a quantidade enormes de chips que a Apple realmente vai precisar. 

Porém como reforçado pelo TechPowerUp, para não deixar sua produção dependendo apenas de uma empresa, a TSMC vendeu uma porção menor de nós 5mn para outros clientes.

Pouco tempo atrás alguns membros da cadeia de produção de suprimentos de Taiwan questionaram um possível problema com o rendimento dos chips que utilizam o processo de 7nm da TSMC. Segundo esses rumores um rendimento insatisfatório dos chips fizeram a Sony cortar sua meta de remessas do PS5.

Mas a DigiTimes também desmentiu essa informação. Segundo o portal os rendimentos dos chips estão estáveis e casas de back-end confirmaram que o processamento dos SoCs utilizados no PS5 estão funcionando normalmente.

Via: TechPowerUp, Adrenaline Fonte: Digitimes
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.