Qualcomm anuncia distribuição do acelerador Cloud AI 100 e kit de desenvolvedor Edge
Créditos: Reprodução/ WCCFTech

Qualcomm anuncia distribuição do acelerador Cloud AI 100 e kit de desenvolvedor Edge

Empresa também apresentou seu kit de desenvolvedor, com softwares e apps

Leitura Rápida

  • A Qualcomm está iniciando a distribuição do Qualcomm Cloud AI 100 e seu Kit de desenvolvedor Edge
  • Eles são usados como aceleradores de Inteligência Artificial, em níveis empresariais
  • A empresa disse que vai atender apenas clientes selecionados
  • Ainda não há uma data correta de envio e não foi mencionado qual será o seu preço

A Qualcomm Technologies acaba de anunciar o Qualcomm Cloud AI 100 e seu Kit de desenvolvedor Edge vão começar a ser distribuídos. O dispositivo é um acelerador de inferência de IA de alto desempenho, e será enviado para clientes selecionados ao redor de todo o mundo. Eles são voltados para usos profissionais, como em data centers, cloud edge, infraestrutura 5G, entre outras aplicações.

Site da Qualcomm

O Qualcomm Cloud AI 100 usa processamento de sinal avançado e eficiência de energia de ponta para oferecer suporte a soluções de IA para vários ambientes. Isso inclui, como já mencionados, clientes com alta demanda de processamento e armazenamento. A empresa menciona que o seu acelerador foi projetado para aplicativos de ponta, oferecendo uma solução de sistema completa para processamento de IA de até 24 fluxos de vídeo 1080p simultâneos, com conectividade 5G.

A Qualcomm procurou desenvolver um produto que pudesse dar conta de diferentes demandas. Para isso, o acelerador possui capacidade para processar até 400 trilhões de operações por segundo (TOPS). Além disso, também oferece suporte a vários fatores de forma com perfis de potência de nível de placa, que podem variar de 15 W a 75 W.

A empresa explica que o Qualcomm Cloud AI 100 Edge é alimentado por três componentes modulares da Qualcomm:

Continua após a publicidade
  • Qualcomm Cloud AI 100 - Para processamento de inferência de IA de baixa potência e alto desempenho
  • Plataforma modular Qualcomm Snapdragon 865 - Para processamento de aplicativos e vídeo
  • Módulo de sistema Snapdragon X55 ModemRF - conectividade 5G em um módulo pré-certificado que oferece suporte de operadora global

10/04/2019 às 12:46
Notícia

Qualcomm lança Cloud AI 100 seu primeiro Chip dedicado a Inte...

A empresa informou que o chipset vai elevar o nível de processamento de inferência de IA

Para simplificar o uso do sistema a Qualcomm desenvolveu softwares e aplicativos, que auxiliam no uso das ferramentas. Eles fazem parte do chamado "kit de desenvolvedor Edge", que incluem o SDK, compilador e simulador, APIs, drivers de kernel, ferramentas e outras opções. A empresa diz que o desenvolvimento dos sistemas foi pensado para que ele se adeque aos mais diferentes ambientes e necessidades.

Não houve um anúncio sobre o valor que eles irão custar e nem quando vão começar a ser distribuídos. Como mencionado logo no início, o acelerador não vai estar disponível para todos os países, mas sim para alguns mercados selecionados que também não foram confirmados.

Via: TechPowerUp
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.