O Projeto Natick, o projeto de pesquisa da Microsoft para determinar a viabilidade de datacenters subaquáticos alimentados por energia renovável offshore, teve início em 2018. Hoje, dia 14 de setembro, a Microsoft divulgou em seu blog os benefícios de datacenters subaquáticos que a pesquisa demonstrou.
A equipe formulou a hipótese de que um contêiner lacrado no fundo do oceano poderia fornecer maneiras de melhorar a confiabilidade geral dos datacenters. A implantação do datacenter nas Ilhas do Norte confirmou a hipótese, o que poderia ter implicações para os datacenters em terra.
A questão é que, em terra, a corrosão do oxigênio e da umidade, as flutuações de temperatura e os solavancos e empurrões de pessoas que substituem componentes quebrados são todas variáveis ??que podem contribuir para a falha do equipamento.
Já embaixo d'água, eles estão em um ambiente relativamente mais frio e menos sujeito a tais fatores. Na verdade, o ambiente subaquático mais frio permite um encanamento de troca de calor com eficiência energética que pode reduzir ainda mais os custos operacionais.
Em relação ao grupo de controle terrestre com o qual foi comparado o datacenter Natick das Ilhas do Norte teve uma taxa de falha de 1/8.
A equipe do Project Natick da Microsoft implantou o datacenter das Ilhas do Norte a 37 metros de profundidade na primavera de 2018. Nos dois anos seguintes, os membros da equipe testaram e monitoraram o desempenho e a confiabilidade dos servidores do datacenter.
Caixa do Xbox Series X aparece em imagem e destaca gameplay e...
Console de nova geração será lançado em 10 de novembro
Esses datacenters foram aclamados como um empreendimento promissor no futuro da Microsoft em computação em nuvem quando, em 2018, o CEO Satya Nadella enfatizou que o futuro da implantação de datacenters estava nos servidores subaquáticos.
Além de prometer uma implantação mais rápida, uma das principais vantagens dessa configuração é o fato de que, ao posicionar os datacenters mais próximos aos assentamentos costeiros, é possível reduzir a latência devido a atrasos na transmissão.
O conceito de datacenter subaquático entrou em cena na Microsoft em 2014 durante o ThinkWeek, um evento que reúne funcionários para compartilhar ideias prontas para usar. O conceito foi considerado uma forma potencial de fornecer serviços em nuvem ultrarrápidos para populações costeiras e economizar energia.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Neowin, Microsoft