A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e a emissora japonesa NHK decidiram desenvolver de forma conjunta uma “Super Hi-Vision Camera” que será capaz de filmar imagens 4K e 8K no espaço para a missão Martian Moons eXploration (MMX) da JAXA.
Nasa comemora 15 anos de missão e disponibiliza imagens incrí...
Imagens podem ser baixadas por qualquer pessoa
Esta seria a primeira vez na história que imagens em 8K de Marte e de suas luas seriam capturadas de perto. Combinando os dados reais de voo da espaçonave MMX e as imagens capturadas pela Super Hi-Vision Camera, a exploração da espaçonave MMX ao redor de Marte e suas luas, a 300 milhões de quilômetros da Terra, será recriada.
A JAXA está atualmente desenvolvendo a espaçonave MMX, que será lançada durante o ano fiscal japonês de 2024, com o objetivo de esclarecer a origem das luas marcianas e o processo evolutivo do sistema marciano. MMX é uma missão que visa realizar observações científicas das luas marcianas, Phobos e Deimos, e de Marte. Ela também tem como objetivo pousar em Phobos para coletar amostras de solo de sua superfície antes de retornar à Terra.
Reprodução/JAXA/NHK
A NHK está desenvolvendo a Super Hi-Vision Camera com a cooperação da JAXA para capturar em detalhes Marte e suas luas em ultra alta definição e transmiti-las amplamente. As imagens serão capturadas em intervalos regulares e transmitidas parcialmente para Terra, para depois serem combinadas para criação das imagens que serão vistas pelo público. Já os dados originais das imagens serão armazenados em um dispositivo de gravação na cápsula de retorno da MMX e trazidos de volta à Terra.
Visão geral da missão MMX da JAXA
(Reprodução/JAXA)
Ao longo dos anos, a JAXA e a NHK continuaram a assumir o desafio de entregar imagens do desenvolvimento espacial desde a transmissão ao vivo do ônibus espacial em 1992, seguida por filmagens em alta definição da sonda lunar Kaguya, filmagens em 4K da Estação Espacial Internacional (ISS), e visualização da operação de pouso da sonda Hayabusa2, que foi usada para estudar e coletar amostras de um asteroide.
Desta vez, a JAXA e a NHK querem capturar as primeiras imagens em 8K de Marte e suas luas utilizando a experiência acumulada através da cooperação passada entre ambas. Além disso, elas querem visualizar o comportamento real da espaçonave com a Super Hi-Vision Camera combinando as imagens 4K/8K e os dados de voo da missão MMX.
Fonte: TweakTown, Parabolic Arc