Desenvolvedor cria primeira ROM personalizada do Android 11
Créditos: ShowMeTech

Desenvolvedor cria primeira ROM personalizada do Android 11

Um membro do fórum do site XDA Developers fez o upload do código-fonte no Android Open Source Program

Há apenas alguns dias, o Google lançou a atualização estável do Android 11 para seus telefones Pixel e fez o upload do código-fonte para o lançamento no Android Open Source Program, mas um desenvolvedor do XDA Developers já preparou a primeira ROM personalizada do Android 11 a ser lançada nos fóruns do site.

O membro do XDA, abhishek987, construiu um ROM AOSP baseado em Android 11 puro para o Redmi K20 Pro/Mi 9T Pro. 

08/09/2020 às 16:20
Notícia

Android 11 começa a chegar hoje não só ao Pixel - OnePlus e o...

Nova versão do sistema operacional surpreende e faz sua estreia em diversos aparelhos

O ROM é quase totalmente funcional, com todos os recursos básicos de hardware, como Wi-Fi, Bluetooth, câmera (foto e vídeo), áudio, sensores, LED, GNSS e, o mais importante, RIL (para chamadas, SMS, dados, VoLTE) trabalhando. 

O único problema com esta construção é que o SELinux está definido como permissivo, o que admitidamente tem sérias implicações de segurança. 

Esta compilação preliminar não se destina ao uso diário, portanto, é melhor não instalá-la, a menos que esteja bem em executar uma compilação de software menos segura que pode ter bugs não previstos pelo desenvolvedor.

Desde que o Google anunciou o Project Treble junto com o Android 8.0 Oreo, o Android se tornou cada vez mais modularizado, tornando ROMs personalizados cada vez mais próximos de imagens de sistema genéricas, ou GSIs. 

Continua após a publicidade

O desenvolvedor reconhecido pela XDA, chamado de phhusson, disse ao site que o GSI baseado em Android 11 do Google pode inicializar na maioria dos dispositivos Qualcomm Snapdragon lançados com Android 9 Pie ou Android 10, desde que algumas alterações sejam feitas para compatibilidade do fornecedor. 

Graças ao Treble, agora temos dispositivos que podem inicializar construções quase totalmente funcionais com base na versão mais recente do Android poucos dias após seu lançamento. 

Assim que houver dispositivos que suportam imagens de kernel genéricas (GKIs) no futuro, talvez tenhamos até compilações do dia 1 de novas distribuições ARM64 Linux rodando em nossos dispositivos móveis em vez de apenas Android.

Se você estiver interessado em atualizar esta ROM personalizada do Android 11 para o Redmi K20 Pro / Mi 9T Pro, você pode encontrar o download e as instruções neste link.

Fonte: XDA Developers
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.