A MediaTek anunciou que pretende lançar um novo processador voltado para Chromebooks que chegarão a partir do próximo ano. Batizado como MT8195, o chipset ARM de 6nm terá foco na relação custo-benefício e será semelhante ao SoC que a Apple prepara para equipar os MacBooks programados também para 2021.
A informação veio da própria companhia, durante participação na conferência Taiwan Educational Digital Transformation, realizada ontem. O vice-presidente sênior da taiwanesa anunciou no evento, organizado de forma conjunta com Google, Acer e Quanta, que a empresa continuará a melhorar seu portfólio para atender à demanda gradativa por laptops baratos em 2021 e além.
Google está trazendo aplicativos do Windows para Chromebook
Os desenvolvedores deram detalhes a respeito das novidades
Como destaca o site Notebookcheck, especialmente por conta da pandemia do coronavírus e as consequentes medidas de distanciamento social, o mercado de Chromebooks teve um crescimento significativo nos últimos meses.
Os computadores que rodam o Google Chrome OS normalmente são máquinas equipadas com componentes de entrada, com baixo custo de produção e valor final reduzido. Com o anúncio a MediaTek se posiciona seguindo esta filosofia, se propondo a entregar um SoC rápido e barato.
O executivo da taiwanesa não se aprofundou nas especificações exatas do chipset MT8195, contudo, adiantou que o mesmo trará recursos poderosos de inteligência artificial (IA) e será semelhante aos próximos processadores baseados em ARM da Apple. O vice-presidente sênior da MediaTek também mencionou a integração com o Wi-Fi 6 e fez alusão à conectividade 5G ao falar sobre a demanda por streaming e videoconferências. Ele revelou ainda que o processador será fabricado pela TSMC.
Presente em diversos segmentos, do mobile mercado de smart TVs, a MediaTek cultiva uma parceria duradoura com a Google. A taiwanesa desenvolveu anteriormente chipsets especificamente para Chromebooks como o chip MT8173C de 28 nm e o modelo MT8183 de 12 nm.
Via: Notebookcheck