Leitura Rápida
- Para fazer o print:
- Deslize a tela para cima e segure pressionado
- Vai abrir duas opções na parte inferior da tela, clique em 'Screenshot'
- Caso queira, faça a edição da imagem conforme queira
- Ou você pode compartilhá-la diretamente
O Android 11 foi lançado ha pouco tempo e trouxe algumas novidades. Algumas ainda não tinham sido exploradas em versões anteriores no sistema e são realmente novas para os usuários do SO da Google. Uma delas é as capturas de telas, screenshots, ou prints, dependendo de como você as chama. Caso ainda não tenha entendido como elas funcionam, siga o tutorial:
Primeiro Passo
Primeiro vá até a aba que queira fazer a captura. Deslize a tela para cima e deixe pressionado. O processo é muito semelhante quando você quer alternar ou fechar um app. A diferença é que você precisa manter pressionado por alguns segundos.
Não é preciso pressionar nenhum botão físico. Você vai perceber que na parte inferior da tela vão aparecer duas opções, que estão destacadas na imagem acima. Você precisa clicar em 'Screenshot'.
Segundo Passo
Primeiro passo feito, vamos para o segundo. Você vai perceber que quando clicar na opção Screenshot a tela será movida para a parte inferior esquerda da tela. Serão abertas outras duas opções.
Você pode compartilhar essa captura diretamente, pelo app da sua preferência, como também pode editar ela. A captura está feita, basta agora decidir o que pretende fazer com ela.
Terceiro Passo
Uma opção diferenciada, que pode ajudar muito os usuários é editar essa captura. É muito comum que tenhamos interesse em mostrar apenas uma parte da tela e não ela por completo. Por esse motivo, a ferramenta de edição está mais acessível.
Clicando em editar será aberta uma série de possibilidades. O usuário pode cortar a tela, colocando apenas o que deseja captar. Também é possível desenhar, fazer indicações e rabiscar na captura.
Quarto passo
Feita as alterações desejadas, basta clicar em 'Concluído'. Sua captura será salva em sua galeria, conforme as alterações feitas pela ferramenta editar.
O objetivo da Google é facilitar a captura e edição desses screenshots. Quem já teve algum contato com o iOS, sistema operacional dos iPhones, vai perceber semelhanças. Realmente, parece que a gigante de tecnologia se inspirou no sistema vizinho.
Até o momento, era necessário segurar botões físicos e, se depois quisesse editar, precisaria entrar em outra tela. O ponto central da alteração é que tudo seja resolvido de forma mais prática e simples.
Via: WCCFTech