Como tirar print da tela no Android 11? Veja como fazer a captura de forma simplificada
Créditos: Reprodução/ WCCFTech

Como tirar print da tela no Android 11? Veja como fazer a captura de forma simplificada

Veja como fazer um screenshot e como usar as ferramentas de edição própria do Android

Leitura Rápida

  • Para fazer o print:
  • Deslize a tela para cima e segure pressionado
  • Vai abrir duas opções na parte inferior da tela, clique em 'Screenshot'
  • Caso queira, faça a edição da imagem conforme queira
  • Ou você pode compartilhá-la diretamente

O Android 11 foi lançado ha pouco tempo e trouxe algumas novidades. Algumas ainda não tinham sido exploradas em versões anteriores no sistema e são realmente novas para os usuários do SO da Google. Uma delas é as capturas de telas, screenshots, ou prints, dependendo de como você as chama. Caso ainda não tenha entendido como elas funcionam, siga o tutorial: 

Primeiro Passo

Primeiro vá até a aba que queira fazer a captura. Deslize a tela para cima e deixe pressionado. O processo é muito semelhante quando você quer alternar ou fechar um app. A diferença é que você precisa manter pressionado por alguns segundos.

Não é preciso pressionar nenhum botão físico. Você vai perceber que na parte inferior da tela vão aparecer duas opções, que estão destacadas na imagem acima. Você precisa clicar em 'Screenshot'.

Segundo Passo

Primeiro passo feito, vamos para o segundo. Você vai perceber que quando clicar na opção Screenshot a tela será movida para a parte inferior esquerda da tela. Serão abertas outras duas opções.

Você pode compartilhar essa captura diretamente, pelo app da sua preferência, como também pode editar ela. A captura está feita, basta agora decidir o que pretende fazer com ela.

Continua após a publicidade

Terceiro Passo

Uma opção diferenciada, que pode ajudar muito os usuários é editar essa captura. É muito comum que tenhamos interesse em mostrar apenas uma parte da tela e não ela por completo. Por esse motivo, a ferramenta de edição está mais acessível.

Clicando em editar será aberta uma série de possibilidades. O usuário pode cortar a tela, colocando apenas o que deseja captar. Também é possível desenhar, fazer indicações e rabiscar na captura.

Quarto passo

Feita as alterações desejadas, basta clicar em 'Concluído'. Sua captura será salva em sua galeria, conforme as alterações feitas pela ferramenta editar.


O objetivo da Google é facilitar a captura e edição desses screenshots. Quem já teve algum contato com o iOS, sistema operacional dos iPhones, vai perceber semelhanças. Realmente, parece que a gigante de tecnologia se inspirou no sistema vizinho.

Até o momento, era necessário segurar botões físicos e, se depois quisesse editar, precisaria entrar em outra tela. O ponto central da alteração é que tudo seja resolvido de forma mais prática e simples. 

Via: WCCFTech
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.