Sistema HarmonyOS 2.0 da Huawei chegará aos smartphones em 2021
Créditos: Reprodução | Wccftech

Sistema HarmonyOS 2.0 da Huawei chegará aos smartphones em 2021

Curiosamente, a Huawei negou até então que usaria o HarmonyOS em celulares tão cedo

O atual CEO rotativo da Huawei, Richard Yu, confirmou na conferência anual Huawei Developer Conference (HDC) 2020 que a empresa lançará smartphones com HarmonyOS (ou HongMeng OS na China) em 2021. A primeira versão beta do sistema operacional para smartphones estará disponível em dezembro de 2020 para desenvolvedores.

10/09/2020 às 11:29
Notícia

Huawei anuncia EMUI 11 com melhorias no visual e novos recursos

Nova versão da interface ainda é baseada no Android 10

Curiosamente, a Huawei negou até então que usaria o HarmonyOS em smartphones. A empresa disse que o sistema foi desenvolvido para dispositivos inteligentes e não teria planos de lançá-lo para telefones "tão cedo". Wang Chenglu, presidente do departamento de software de negócios ao consumidor da Huawei, também disse durante o evento de hoje que a empresa já fez parceria com vários fabricantes líderes na China para lançar produtos domésticos inteligentes com a versão mais recente do sistema operacional. Os parceiros incluem Midea, Joyoung e Hangzhou Robam.

Um dos motivos especulados para essa mudança de estratégia é, claro, a pressão crescente da proibição dos EUA sobre a chinesa. Desde maio de 2019, a Huawei está proibida de usar os Serviços do Google Mobile e, após os EUA não renovarem a sua Licença Geral Temporária (TGL), a empresa perdeu o acesso ao suporte do Google e às atualizações para dispositivos mais antigos. 

Richard Yu também revelou que a versão inicial do HarmonyOS 2.0 oferecerá suporte a dispositivos com memória RAM entre 128KB e 128MB. Em abril de 2021, o plano é adicionar suporte para dispositivos com RAM entre 128 MB e 4 GB. Outubro do ano que vem deve ser a vez de smartphones com mais de 4GB.

09/09/2020 às 16:45
Notícia

Samsung e LG Display deixarão de fornecer telas para a Huawei

Sanções impostas pelos Estados Unidos continuam causando problemas para a empresa chinesa

Continua após a publicidade

Porém, é válido deixar claro que esse planejamento dis respeito à versão HarmonyOS 2.0 e não especificamente para o sistema operacional do smartphone. 

O Harmony OS 2.0 é o primeiro sistema operacional distribuído que é verdadeiramente construído tendo em mente o suporte multiplataforma, de acordo com a Huawei. Ele deve permitir interações em várias telas, ter uma distribuição de rede rápida, interface do usuário adaptável e interação de voz mais responsiva.

Novamente, a Huawei lançará a versão beta do HarmonyOS 2.0 para smartphones com SDK, Documentação, Ferramentas e Simulador para desenvolvedores em dezembro de 2020. Como o Gizmochina menciona, mesmo que a Huawei desenvolva o HarmonyOS, uma vez que é uma plataforma de código aberto, ela provavelmente espera que outras empresas possam usá-lo em seus próprios dispositivos no futuro.

Via: Gizmochina (1), (2)
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.