Quais são as novidades do Android 11? Versão estável já está disponível para alguns aparelhos
Créditos: Reprodução | TecMundo

Quais são as novidades do Android 11? Versão estável já está disponível para alguns aparelhos

Conjuntos beta também estão "dando as caras" em smartphones da OnePlus, Xiaomi, Realme e OPPO

O Android 11, atualização mais recente do sistema operacional, acaba de chegar em versão estável aos Pixel Phones da Google. Além disso, conjuntos beta também estão "dando as caras" em smartphones da OnePlus, Xiaomi, Realme e OPPO. Mas quais são suas principais novidades?

Antes dessas primeiras versões estáveis, o Android 11 passou por quatro visualizações do desenvolvedor (DP 1, DP 2, DP 3 e DP4) e três betas (Beta 1, Beta 2, Beta 3). Agora, podemos explorar um pouco mais das suas mudanças destacadas pela Google


Conversas

Primeiramente, as conversas em aplicativos de mensagens foram movidas para um espaço especial na seção de notificações. Isso promete tornar o gerenciamento desses diálogos mais fácil, e não fará com que essas notificações sejam ignoradas devido à enxurrada de alertas provenientes de aplicativos diversos.

O Google menciona que você também pode priorizar conversas de pessoas importantes.

Outra novidade é que a Google está está incentivando os desenvolvedores de aplicativos de mensagens e bate-papo a fazer a transição para o Bubbles - aquele recurso que conhecemos bem no Facebook Messenger, por exemplo. Isso manteria as conversas visíveis e acessíveis quando um usuário estiver usando seu aparelho para múltiplas tarefas.


Gravação de tela

Outro destaque é que, a partir de agora, o Android 11 traz um gravador de tela nativo nos telefones Pixel. Fazer capturas de tela é algo comum desde os primórdios do Android, mas não era possível gravar o conteúdo que se está vendo ou utilizando no smartphone Google Pixel sem a necessidade de um aplicativo de terceiros. 


Novo menu e mídia

O Android 11 recebe ainda um novo menu que permite acessar rapidamente seus dispositivos inteligentes conectados. Basta manter pressionado o botão liga / desliga para acessá-los.

Continua após a publicidade

Além disso, os controles de mídia foram redesenhados, ganhando um lugar consistente no menu Configurações rápidas. 


Project Mainline

Uma das maiores mudanças no Android 10 para dispositivos recém-lançados é a introdução do Project Mainline. O objetivo é tirar o controle de componentes de framework e aplicativos de sistema que são essenciais para a segurança e manutenção da consistência do desenvolvimento das "mãos" de OEMs . Cada módulo Mainline é encapsulado em um arquivo APK ou APEX e pode ser atualizado pelo Google por meio da Play Store.

O usuário vê as atualizações como uma "Atualização do sistema do Google Play", e elas serão lançadas regularmente.


Fora as novidades já citadas, ainda temos as seguintes informações:

- O Android 11 agora permite que todos os dispositivos funcionem sem fio com o Android Auto, mas você vai precisar de uma unidade principal ou receptor compatível. Esse recurso exigirá suporte para redes Wi-Fi de 5GHz.

08/09/2020 às 16:20
Notícia

Android 11 começa a chegar hoje não só ao Pixel - OnePlus e o...

Nova versão do sistema operacional surpreende e faz sua estreia em diversos aparelhos

Continua após a publicidade

- o Android 11 permite que os usuários concedam acesso único a aplicativos que solicitam uso do microfone, câmera ou localização do dispositivo. Na próxima vez que um aplicativo precisar desses recursos, ele precisará solicitar essas permissões novamente.

- O Android 11 traz algumas mudanças para os usuários do Android Enterprise, com o perfil de trabalho agora fornecendo ferramentas para gerenciar um dispositivo sem monitorar seus dados ou atividades de perfil pessoal.

- Existem alguns novos recursos reservados para dispositivos Google Pixel, provavelmente sendo disponibilizados por meio do Pixel Launcher de código fechado, Serviços de Personalização de Dispositivos e outros aplicativos exclusivos do Pixel. 


O Android 11 deve chegar por meio de uma atualização OTA em dispositivos Google Pixel compatíveis nos próximos dias. 

Via: XDA
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

RTX série 30: confira as TECNOLOGIAS que chegam com as novas placas de vídeo da Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.