AMD vai desenvolver controlador WiFi em parceria com MediaTek
Créditos: Créditos: AMD / MediaTek

AMD vai desenvolver controlador WiFi em parceria com MediaTek

Empresa busca acabar com a dependência de chips da Realtek e Intel nos notebooks com suas placas-mãe.

Um relatório sugere que a AMD está buscando maneiras de manter a produção de notebooks com seus processadores e placas-mães com o máximo possível de tecnologia própria. Para isso a empresa firmou uma parceria com a MediaTek para a fabricação de chips de controlar Wi-Fi, assim se livrando da dependência de utilizar chips da Realtek e de sua rival Intel.

Com uma dominância enorme no mercado da Realtek e Intel essas empresas acabavam sendo as marcas a estamparem os controladores de Wi-Fi em laptops construídos com AMD. Além de beneficiar a concorrência, essa prática deixava a AMD atrás em quesitos de tecnologia e integração se comparado com os da Intel.

Os chips controladores eram otimizados para os processadores vPro, da Intel, com isso a marca trazia recursos de rede aprimorados para seus notebooks, agora a AMD procura poder fazer o mesmo com seus chips.

Para isso a AMD procurou a MediaTek, segundo o relatório trazido pela DigiTimes, para produzir seus chips NICs sem fio. A MediaTek que é mundialmente conhecida por fabricar SOCs móveis e chips modem de celulares já possui o know-how que posse ser muito útil para AMD.

Trazendo informação apenas sobre os controladores Wi-Fi para notebooks, o relatório não especifica nada sobre a tecnologia ser usada também para produção de chips para placas-mães de desktop. Porém nada impediria a AMD de adaptar esses ou criar novos chips específicos para suas placas desktops, assim se livrando também da necessidade de utilizar Realtek ou Intel no mercado de PCs.

Nada foi informado sobre datas de lançamento para os controladores Wi-Fi da AMD, a empresa também não se pronunciou sobre a existência dos mesmo.

Via: Kit Guru Fonte: Digi Times
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.