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Nova patente da Microsoft mostra chatbots com expressões faciais humanas

Empresa trabalha em agentes de conversas que tenham diálogos avançados com os usuários

Nova patente da Microsoft mostra chatbots com expressões faciais humanas
Créditos: PxHere

A Microsoft entrou com pedido de registro de uma nova patente no United States Patent and Trademark Office (USPTO), que mostra que a empresa está trabalhando na criação de chatbots com expressões faciais humanas. A ideia é que esses agentes de conversa virtuais possam refletir o estilo de conversa e até mesmo as caras que o usuário faz.

O objeto da patente se chama “Linguistic Style Matching Agent” e foi aprovado no dia 3 de setembro de 2020. Os seus inventores são Daniel J. McDuff, Kael R. Rowan, Mary P. Czerwinski, Deepali Aneja e Rens Hoegen.

A ideia dessa invenção é capitalizar em cima dos avanços científicos e tecnológicos nos modelos de reconhecimento de fala e de geração de diálogo. Esse tipo de novidade fez com que os robôs de chat e agentes virtuais voltassem a ser populares na internet.

Como explica o site Neowin, os avanços nas interações de linguagem natural levaram a uma evolução na interação entre computadores e seres humanos. Mesmo assim, esse tipo de comunicação continua sendo bastante monotônico e restrito.


Fonte: Microsoft/USPTO

“Um agente de conversa que é implementado apenas com voz ou com um rosto que pode se utilizar do padrão de fala e das expressões de um usuário. A combinação de estilo de linguística do agente pode serr implementado ao identificar características prosódica da fala do usuário e sintetizar o discurso do agente virtual com as mesmas características ou algo similar”
Descrição oficial da patente da Microsoft

No final das contas, as conversas com chatbots ainda são bastante transacionais e não têm um jeito muito natural de fluir. A nova patente da Microsoft tenta corrigir isso, ao permitir que o agente de conversas tenha um diálogo mais natural com o usuário. Isso inclui conversas  com múltiplos turnos e referências a coisas que tenham sido ditas antes. Para aumentar a empatia, o chatbot conseguiria se alinhar com o estilo de conversa e as expressões faciais do usuário.

“As expressões faciais do usuário pode ser identificadas e imitadas pelo rosto de um agente de conversa corporificado. As declarações do agente virtual podem ser baseadas numa combinação de respostas já escritas e respostas abertas geradas por técnicas de machine learning”.
Descrição oficial da patente da Microsoft

Via: Neowin