Testes da internet da SpaceX revelam até 100 Mbps e baixa latência
Créditos: Reprodução/ TweakTown e SpaceX

Testes da internet da SpaceX revelam até 100 Mbps e baixa latência

Primeiros usuários da internet da internet da Starlink relatam de 11 até 60 Mbps

Leitura Rápida

  • Os primeiros testes com a internet via satélite da SpaceX, Starlink, começaram a ser divulgados
  • A empresa informa que conseguiu atingir alguns cenários acima dos 100 Mbps
  • Isso ainda não é o que a empresa pretende atingir, mas é um início promissor
  • Essa forma de conexão pode expandir muito o alcance das redes de internet pelo o mundo
  • Principalmente para usuários de lugares de difícil acesso, ou que estão mais distantes dos grandes centros urbanos

A SpaceX, empresa fundada por Elon Musk, tem como alguns de seus projetos os satélites Starlink. O principal objetivo deles é fornecer conexão com a internet via satélite. Recentemente, a empresa divulgou alguns resultados de seus testes. Segundo o comunicado, os resultados mostram "latência super baixa e velocidades de download superiores a 100 Mbps".

O projeto Starlink conta com cerca de 12.000 satélites, que estão soltos na órbita ao redor da Terra. Eles conseguem fornecer conexão super-rápida de internet, para o solo. Para conseguir fazer o contato com os dados enviados pelos satélites, há diversas antenas pessoais no solo, fornecendo conectividade para os usuários. São muito semelhantes a antenas parabólicas, por exemplo.

Alguns testers do sistema da SpaceX publicaram a sua experiência pelo Reddit. Os relatos feitos até o momento dizem que os testes beta variam de 11 até 60 Mbps. Apesar de ainda não estar na altura que os cientistas da Starlink desejam, esse já é um início promissor.

Esses são os primeiros testes feitos. Para que o melhor resultado seja obtido, há uma série de usuários espalhados nos EUA, testando a conexão. Ele ainda não está pronto para a distribuição, portanto ainda não está sendo amplamente comercializado.

Continua após a publicidade

16/08/2020 às 12:19
Notícia

Usuários beta do Starlink revelam testes de velocidade da int...

Acesso à internet via satélites mostra velocidades entre 11 e 60Mbps

O esperado é que nos próximos anos a SpaceX consiga atender um amplo público. A principal vantagem é o alcance que essa rede tem. Imagine um lugar isolado, no meio do campo. As conexões são lentas e não são todos os lugares que estão disponíveis. As áreas rurais são, ainda, os ambientes com menos acesso à internet. 

Conseguir oferecer esse serviço poderia beneficiar, em muito, usuários de lugares mais remotos. Ainda que 11 até 60 Mbps pareçam pouco, já é muito mais que muitos usuários rurais recebem atualmente. 

Via: TweakTown
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.