Qualcomm anuncia o processador Snapdragon 8cx Gen 2 5G para laptops
Créditos: Reprodução/Qualcomm

Qualcomm anuncia o processador Snapdragon 8cx Gen 2 5G para laptops

Primeiro modelo equipado com ele é o Acer Spin 7 com Windows 10 ARM

A Qualcomm anunciou durante o evento IFA 2020 o Snapdragon 8cx 2 5G, nova geração do processador a empresa para laptops com Windows baseados na arquitetura ARM. O novo chip chega dois anos depois do Snapdragon 8cx e rumores sobre ele vinham circulando já há alguns meses.

27/06/2020 às 09:54
Notícia

Qualcomm estaria preparando nova versão do Snapdragon 8cx que...

Processador da Qualcomm para notebooks e PCs Windows pode ganhar versão mais rápida

A Qualcomm não mencionou exatamente quais melhorias específicas de desempenho o 8cx Gen 2 5G oferecerá em comparação 8cx original. A empresa mostrou, no entanto, que o novo chip é capaz de competir com alternativas de concorrentes como a Intel.

Enquanto o 8cx original visava competir com um Core i5 da oitava geração, o novo 8cx Gen 2 5G compete com uma variante de 10ª geração do Core i5 (Ice Lake), prometendo uma melhoria de 18% no desempenho geral e de 39% no desempenho por watt. Quando comparado com a solução híbrida da Intel, codinomes Lakefield, o novo chip oferece uma melhoria de 51% no desempenho geral e de 58% no desempenho por watt.

Qualcomm anuncia o processador Snapdragon 8cx Gen 2 5G para laptops
Reprodução/Qualcomm

A arquitetura geral do Snapdragon 8cx Gen 2 5G não é muito diferente do Snapdragon 8cx original. Por exemplo, o modem 5G Snapdragon X55 não é integrado, mas sim uma unidade separada. Isto é similar ao que a Qualcomm fez com o Snapdragon 865, o que significa que os fabricantes terão que pagar pelo modem separadamente para oferecê-lo junto com o novo chip.

Outro detalhe é que ao contrário dos PCs com conectividade 5G equipados com chips da Intel, e que utilizam modems da Qualcomm, os laptops equipados com o novo Snapdragon 8cx Gen 2 5G suportarão redes Sub-6GHz e mmWave.

"Trabalhar remotamente é a nova realidade e mais empresas estão procurando conectar de forma rápida e segura sua base de funcionários, acelerando a necessidade de PCs sempre conectados que são finos, leves e verdadeiramente móveis, equipados com conectividade 5G e Wi-Fi 6 rápidas em conjunto com uma vida útil de bateria de vários dias para aumentar a produtividade".
-- Miguel Nunes, Diretor Sênior, Gestão de Produtos, Qualcomm Technologies

Continua após a publicidade

Qualcomm anuncia o processador Snapdragon 8cx Gen 2 5G para laptops
Reprodução/Qualcomm

As especificações oficiais do novo Snapdragon 8cx Gen 2 5G estão disponíveis aqui no formato PDF e mencionam que ele possui oito núcleos Kryo 495 (64 bits) e foi produzido com o processo de 7nm. Ele também inclui uma GPU Adreno (modelo específico não divulgado) com suporte para o DirectX 12, suporte para memória LPDDR4x (8 canais) com frequência de até 2.133MHz, suporta SSDs NVMe e o padrão de armazenamento UFS (Universal Flash Storage) 3.0.

O processador suporta tela no dispositivo com resolução até Ultra HD (4K) e dois monitores externos com resolução também Ultra HD via DP-MST ou DisplayPort Multi-Stream Transport. Ele também suporta a reprodução de vídeos em 4K com HDR a até 120fps e suporta os codecs de vídeo H.265 (HEVC), H.264 (AVC) e VP9. Ele vem com o processador de imagem Spectra 390, suporta dispositivos em configurações com duas câmeras de até 16MP ou uma câmera de até 32MP, gravação de vídeos em 4K com HDR a 30 fps e gravação de vídeos em 720p a 480fps.

Além do suporte para redes 5G com o modem Snapdragon X55, as opções de conectividade do processador Snapdragon 8cx Gen 2 5G incluem o suporte para Wi-Fi 6 (802.11ax), 802.11ad (WiGig), Wi-Fi 5 (802.11ac Wave 2), Bluetooth 5.1 e 4G LTE com o modem Snapdragon X24 LTE.  O novo chip também oferece suporte para a tecnologia de carregamento rápido Qualcomm Quick Charge 4+.

O chip Snapdragon 8cx Gen 2 5G estará disponível em novos laptops lançados no final de 2020. O primeiro deles é o Acer Spin 7, um portátil híbrido com Windows 10 baseado na arquitetura ARM que chegará ao mercado nos próximos meses. Por ser um híbrido, ele poderá ser usado como tablet e como notebook. 

Qualcomm anuncia o processador Snapdragon 8cx Gen 2 5G para laptops
Divulgação/Acer

Via: Gizmochina Fonte: Qualcomm
User img

Fabio Rosolen

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.