A Samsung anunciou ainda no início desse ano seus planos de produção em massa de memórias para celular de 16GB LPDDR5 DRAM, e confirmou recentemente que já está fabricando os componentes com sua tecnologia de 10 nm (1z) de terceira geração. Essa é a primeira vez que um chip com essa especificação é feito para smartphones, o que indica que os modelos que deverão estrear a novidade serão os próximos topos de linha Galaxy S30 (ou Galaxy 21).
Memória do Galaxy S30 (S21) seria 16% mais rápida que no Galaxy Note S20
De acordo com a Samsung, a nova memória oferecerá a maior velocidade e maior capacidade já fornecidas por DRAM móvel. Embora esteja claro que o Galaxy S21 (S30) e os outros aparelhos de última geração da empresa virão com LPDDR5 de 16 GB, a Samsung confirmou que não se limitará apenas a seus próprios smartphones. Isso significa que a fabricante coreana deverá vender seus componentes para outras marcas que quiserem aparelhos mais rápidos, como fabricantes chinesas e até mesmo para futuros iPhones.
A Samsung diz que a nova tecnologia LPDDR5 pode transferir a uma taxa de 6.400 megabits por segundo, o que a torna 16% mais rápida do que a memória LPDDR5 de 12 GB presente em modelos carros-chefe como o Galaxy Note 20. O pacote de 16 GB pode transferir 51,2 GB de dados em apenas um segundo. Para comparação, isso é o equivalente a transferir 10 vídeos Full HD de 5 GB.
Samsung Galaxy S21 deverá ser lançado sem sensor Time-of-Flight
Câmera adicional é útil para realidade aumentada e modo retrato mais preciso
A nova DRAM LPDDR5 da Samsung é 30% mais fina que seu antecessor, o que significa que ocupará menos espaço dentro dos smartphones. Por exemplo: a LPDDR5 (1z) pode fazer um pacote de 16 GB com apenas oito chips, enquanto a anterior baseada no processo 1y precisa de 12 chips para oferecer a mesma capacidade.
De acordo com o vice-presidente executivo de Produtos e Tecnologia de DRAM da empresa Jung-bae Lee, a memória LPDDR5 de 16 GB vai superar um obstáculo de desenvolvimento significativo no dimensionamento de DRAM e abrir novas portas para a indústria.
Via: Phone Arena