Nearby Share já está disponível para mais celulares com Android
Créditos: Reprodução/Google

Nearby Share já está disponível para mais celulares com Android

Usuários precisam ter a versão 6.0 ou posterior do sistema operacional

Lançado no início de agosto, o recurso de compartilhamento de arquivos Nearby Share (Compartilhar por proximidade na versão em português) começou a ser disponibilizado para mais celulares com Android (v6.0 e posteriores). Ele estava disponível inicialmente apenas para alguns modelos da linha Google Pixel e para alguns smartphones da Samsung.

29/08/2020 às 12:38
Notícia

Google Duo ganhará aplicativo beta nativo para Android TV

Numa época de intensificação de videochamadas, Google traz nova opção para Smart TVs

De acordo com a Google, o Nearby Share basicamente oferece uma plataforma para permitir o compartilhamento confiável e fácil de arquivos em milhares de modelos de celulares com Android. Com ele os usuários podem compartilhar arquivos, links, fotos e mais com pessoas próximas, e sem risco à privacidade. Além do compartilhamento de arquivos entre dispositivos com Android, o recurso também suporta o compartilhamento de conteúdo com Chromebooks.

Antes do Nearby Share, o Android tinha um recurso de compartilhamento chamado Android Beam. Com ele os usuários precisavam tocar em seus aparelhos para iniciar a conexão via NFC seguida da transferência do item compartilhado via Bluetooth ou Wi-Fi. O problema é que o Android Beam é mais lento e complicado de usar do que um concorrente como o AirDrop da Apple.

O Nearby Share torna o processo mais simples – basta um toque para ver a lista de dispositivos próximos com os quais você pode compartilhar conteúdo. Depois de selecionar o dispositivo que receberá o item a ser compartilhado, seu usuário deve optar entre aceitar ou negar a transferência do item. Se a transferência for aceita, o Nearby Share selecionará automaticamente o melhor protocolo para o compartilhamento: Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi peer-to-peer. Com isso também é possível compartilhar conteúdo offline.

Nearby Share já está disponível para mais celulares com Android
Reprodução/Google

Para quem está preocupado com a privacidade, o Nearby Share permite que você envie e receba arquivos de forma anônima. Ele também permite ajustar suas configurações de privacidade a qualquer momento das configurações rápidas do telefone. Você pode configurá-lo como "escondido", visível para "alguns contatos" ou visível para "todos os contatos".

Nearby Share já está disponível para mais celulares com Android
Reprodução/ XDA Developers

Continua após a publicidade

Você pode conferir se o Nearby Share já está disponível para seu smartphone acessando as configurações do aparelho e selecionando Google > Conexões do dispositivo > Compartilhar por proximidade. Em seguida basta ativá-lo e ele estará pronto para uso.

Usuários de smartphones como ASUS ZenFone 7 Pro, OnePlus Nord, Nubia Red Magic 5S e LG Velvet já confirmaram que o recurso está disponível para estes modelos. Vale destacar que os aparelho mencionados estão executando a versão 20.30.19 estável da plataforma Google Play Services. 

Fonte: XDA Developers
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.