Samsung lança a linha de SSD mais rápida do mundo - Samsung 980 PRO
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung lança a linha de SSD mais rápida do mundo - Samsung 980 PRO

Esses são os primeiros modelos da empresa baseados em PCIe 4.0

Samsung finalmente lançou sua primeira linha de SSDs PCIe 4.0 chamada Samsung 980 PRO, série que agora ocupa o lugar de mais rápida do mundo. Inicialmente, os modelos incluem três capacidades: 250 GB, 500 GB e 1TB. O SSD topo de linha da marca (de 1TB) alcança 7.000MB/s de leitura e 5.000MB/s de escrita em modo sequencial. Já em leitura e escrita randômica, esse mesmo modelo tem 1000K IOPS tanto em leitura quanto em escrita.

Página do produto - Samsung 980 PRO 1 TB 

O anúncio da Samsung era algo esperado há quase um ano, já que a empresa é uma das poucas do mercado que desenvolve um controlador para SSDs, componente responsável por "oferecer" as tecnologias que vão servir como base para características importantes como velocidade. Desde o lançamento do PCI-Express 4.0, que chegou com a linha de processadores Ryzen 3000 e o chipset AMD X570, todos SSDs PCIe 4.0 comercializados utilizavam o mesmo controlador Physon PS5016. Com o lançamento da Samsung, a variedade de mercado aumenta. 

Modelo de 1TB alcança 7.000MB/s de leitura, o mais rápido do mundo!

Os modelos Samsung 980 PRO têm um ganho considerável de velocidade de leitura em relação aos atuais SSDs PCIe 4.0. Até hoje, os modelos PCIe 4.0 (independente da marca) alcançavam até 5.000MB/s em leitura e 4.400MB/s de escrita. A leitura/escrita randômica ficava entre 750K IOPS.

ArtigoVale a pena comprar um SSD? SIM!!!
Veja tecnologias, formatos e testes de velocidade

As três capacidades dos SSDs da nova linha da Samsung possuem diferença de especificações entre elas, com o modelo de maior capacidade oferecendo melhor desempenho. Mesmo assim, os demais modelos também são considerados como muito rápidos:

Continua após a publicidade

Ainda não há confirmação das memórias V-Nand específicas que serão utilizadas nos SSDs, importantes para velocidade e, principalmente, durabilidade. É esperado que todos os componentes dessa linha sejam da melhor qualidade que a Samsung pode oferecer, já que a fabricante é líder mundial no desenvolvimento de memórias e, inclusive, fornece para outras empresas. Outro fator associado à memória é o tempo de garantia dos SSDs, que é de 5 anos de acordo com a caixa. 

Rumores apontam que o SSD presente no PlayStation 5 será desenvolvido pela Samsung, isso por conta das informações vazadas do console informando uma velocidade acima do normal para PCs atuais. Entretanto, informações oficiais do próximo console da Sony ainda não confirmaram quem será a fornecedora do SSD, então devemos aguardar para saber se realmente será a Samsung.

Via: Adrenaline
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.