Elon Musk apresenta as novidades da Neuralink
Créditos: Reprodução/ Mais Tecnologia/ Neuralink

Elon Musk apresenta as novidades da Neuralink

A grande expectativa era que seria apresentado um humano com chip no cérebro

Leitura Rápida

  • Elon Musk realizou uma live para mostrar as novidades que sua startup Neuralink teve nos últimos meses
  • A empresa é mais conhecida pelo seu projeto de implementar um chip no cérebro de pessoas
  • Esse ainda não foi o momento, todas as cobaias, até o momento, são porcos
  • Foram feitas diversas atualizações no chip, principalmente em seu design
  • Agora ele é menor e vai fazer apenas uma pequena cicatriz na parte de cima da cabeça
  • Mais de um chip pode ser implementado e a cirurgia pode ser revertida

Elon Musk, fundador da Neuralink, mostrou hoje, dia 28 de agosto, os avanços que a sua empresa teve nos últimos meses. A expectativa era que seria apresentados os primeiros testes do chip BCI (Brain Computer Interface) em humanos. Ainda não foi o momento de dar esse passo, mas a empresa fez atualizações importantes no produto. A maior delas foi em seu design, que ficou imperceptível.

O chip é totalmente desenvolvido pela Startup de Musk e tem propostas ambiciosas. O CEO fala que o cérebro vai se tornar uma extensão das máquinas externas. Isso tornará possível controlar equipamentos apenas pelo pensamento. Outra proposta era tocar músicas diretamente no cérebro, dispensando fones de ouvido. 

25/08/2020 às 11:07
Notícia

Neuralink pode mostrar primeiro humano com um chip no cérebro...

Empresa de Elon Musk marcou evento para mostrar os avanços feitos nos últimos meses

Na apresentação, Musk começa falando que o chip pretende resolver problemas importantes. Isso significa que ele pode suprir diferentes danos no cérebro, que podem dificultar diferentes aspectos da vida das pessoas. As doenças mencionadas foram: ansiedade, depressão, amnésia, danos na coluna, tetraplégicos ou paraplégicos, entre várias outras. 

Para que esse chip seja instalado, é necessário uma avaliação médica. Isso porque, principalmente, é necessário fazer uma cirurgia. Musk menciona que a duração da instalação do chip deve ser de menos de uma hora, e a recuperação é rápida. A parte do crânio é aberta, o chip é inserido e depois a incisão é fechada e colada. O resultado é uma pequena cicatriz.

Uma grande novidade apresentada foi o novo design. Anteriormente, uma parte do chip ficaria em um aparelho atrás da orelha. Ele não era nada discreto e era difícil de ser instalado, segundo Musk.

Continua após a publicidade

O novo modelo é muito menor e dispensa a parte externa. Musk diz que ficará uma pequena cicatriz que não será notada. Ele brinca falando "Eu poderia ter uma neste momento e vocês não saberiam. Talvez eu tenha".

O que todo mundo estava ansioso para ver é se o chip realmente funciona. A demonstração foi feita com três porcos. Um ainda não tinha o implante, outro o produto havia sido inserido e depois foi removido e o terceiro está conectado com o Neurolink em seu cérebro. 

A demonstração mostrou que os três porcos estavam felizes e saudáveis. Contando com os que tiveram o chip e, os que ainda não haviam sido cobaia para os implantes. Foi possível mostrar os eletrodos conectados ao cérebro do animal e ver as ações feitas. O Neuralink consegue ler a atividade cerebral.

Outra nova informação foi o fato de poder ter mais de um implante, de uma única vez. Também foi mencionado que a cirurgia é reversiva. Isso significa que, caso o cliente não esteja satisfeito, ou queira remover o chip, será preciso passar por mais uma cirurgia, mas nenhum dano deve ser notado. Os cientistas não perceberam alterações nos porcos que foram submetidos à cirurgia. 

O Neuralink já foi certificado pelo FDA e tem a homologação necessária para começar a ser implementado. Neste momento, não foram apresentados testes em pessoas. Musk pede para que engenheiros mandem seus currículos para a empresa, e ajudar o desenvolvimento avançar. 

Fonte: Neuralink
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.