Remoção de função do Android 11 deve afetar a personalização de gestos de navegação
Créditos: Reprodução/9to5Google

Remoção de função do Android 11 deve afetar a personalização de gestos de navegação

Google conformou que a função "overscan" foi removida do sistema operacional

A navegação por gestos já é algo presente na maioria dos smartphones disponíveis nos dias de hoje. No início muitos se perguntavam quem tinha a melhor implementação deste recurso, mas a Google tornou essa discussão redundante quando incluiu o suporte melhorado para navegação por gestos no Android 10. Isto basicamente fez com que as soluções oferecidas pelos fabricantes dos smartphones passassem a ser apenas extras opcionais. 

21/08/2020 às 10:59
Notícia

Android 11 vai priorizar câmera nativa por questões de segura...

Caixa de seleção de câmera incluirá apenas apps pré-instalados

Existem atualmente diversos aplicativos de terceiros que introduzem seus próprios gestos para navegação, mas uma mudança recente no Android 11 pode afetar a funcionalidade destes aplicativos. A mudança recente no novo sistema operacional basicamente removeu a função conhecida como “overscan”.

Overscan é um comportamento tipicamente encontrado em TVs onde uma parte da imagem existe além dos limites visíveis da tela. As TVs geralmente têm a opção de corrigir isso encolhendo ou expandindo os limites visíveis da tela para que toda a imagem possa caber dentro dela. 

Como o Android é capaz de ser executado em TVs e set-top boxes, o sistema operacional também suporta overscan como um recurso que pode ser aproveitado pelos desenvolvedores. O comando “wm overscan” foi usado por muitos desenvolvedores para mover partes da interface para fora da área visível da tela. O aplicativo Navigation Gestures do site XDA Developers contava com a API Overscan do Android para ocultar a barra de navegação original sem precisar apelar para modificações no telefone com acesso root.

Agora a Google confirmou que o Android 11 não possui a função overscan: “Obrigado pelo feedback. O overscan foi removido porque não era mais usado por nenhum produto”.

Remoção de função do Android 11 deve afetar a personalização de gestos de navegação
Reprodução/Neowin.net

Com o overscan sendo totalmente removido do Android, será impossível para aplicativos de terceiros que implementam gestos de navegação esconder a barra de navegação sem acesso root ao telefone. O problema é que os aplicativos deste tipo não são os únicos que usam o overscan. Alguns aplicativos como o SecondScreen, que permite controlar várias opções de exibição ao espelhar a tela do smartphone em um monitor externo, também permitem ajustar o overscan. Os desenvolvedores agora precisarão se adaptar à mudança introduzida no Android 11.

Fonte: XDA Developers
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.