Apple prepara motor de buscas para se tornar independente da Google [Rumor]
Créditos: Apple Newsroom/ Reprodução

Apple prepara motor de buscas para se tornar independente da Google [Rumor]

Entre os motivos, a pressão de órgãos reguladores por supostas práticas anticompetitivas

A Apple pode estar preparando um motor de buscas proprietário. Entre os muitos indícios, está a descoberta feita por usuários das versões beta do iOS 14 e do iPad OS 14, que perceberam que as pesquisas realizadas nos dispositivos estão sendo direcionadas diretamente para os resultados, em vez de ir para o Google.

Créditos: Coywolf News / Reprodução

A mudança, caso se confirme, pode ser motivada pela pressão constante de órgãos regulação. Como explica o site Coywolf, a Google tem pago bilhões de dólares à Apple nos últimos anos apenas para que a empresa mantenha seu mecanismo de buscas como padrão em todos os produtos da empresa da maçã – do iOS ao macOS. 

Em julho deste ano, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido alegou que as empresas impunham uma barreira a qualquer competição de mercado no segmento de motores de busca. Este fato, somado ao atual nível de maturidade da assistente virtual Siri e do sistema de armazenamento em nuvem iCloud, podem ter levado a Apple a tomar tal decisão.

27/08/2020 às 12:04
Notícia

iPadOS vai permitir conversas com a Siri e interação com apps...

A Apple está disponibilizando a função no Beta 5 do iPadOS 14

Coincidência ou não, a empresa da maçã está investindo pesadamente no setor de buscas, conforme mostram suas ofertas de emprego. As vagas, direcionadas para engenheiros do ramo de pesquisa, incorporam habilidades neste sentido, em todos os seus serviços e aplicativos.

Além disso, em julho de 2020, a Apple publicou uma atualização significativa em sua página de suporte sobre o web crawler Applebot . As adições são muito semelhantes aos detalhes que o Google fornece a webmasters e SEOs. 

Continua após a publicidade

Agora, por exemplo, o rastreador renderiza as páginas e não apenas filtra HTML. Ele também foi atualizado para classificar as páginas da web, assim como é feito por um mecanismo de pesquisas. 

Acredita-se, porém, que o suposto novo motor de buscas não teria a aparência de nenhum clássico, sendo incorporado aos produtos da Apple e servindo como um tipo de centro de pesquisas personalizado.

Via: TechPowerUp Fonte: Coywolf News
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Os novos SMARTPHONES da LG: K52, K62 e K62+ | Unboxing

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.