Projeto de IA da Nvidia pode mesclar animais e criar novas raças
Créditos: Reprodução/NVLabs

Projeto de IA da Nvidia pode mesclar animais e criar novas raças

Tecnologia em desenvolvimento criou fotos engraçadas de cães mutantes

A Nvidia apresentou durante a Conferência Europeia sobre Visão Computacional (ECCV) avanços significativos em seu tradutor de imagens de código aberto chamado Few-Shot Unsupervised Image Translation with a Content Conditioned Style Encoder, ou COCO-FUNIT. A tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) pode mesclar imagens para criar novas fotos a partir dela. "Nossa arquitetura consegue uma tradução fotorrealista", afirmou a empresa.

Você pode brincar de mesclar imagens na aplicação GANimal da Nvidia neste link.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento e foi testada para criar novas raças cruzadas de animais (algumas até chegam a ser quiméricas de tão estranhas). A arquitetura FUNIT de linha de base original passou por muitos problemas de "perda de conteúdo", já que não conseguia gerar uma imagem pura e entendível. Alguns contratempos aconteceram como os animais das imagens se fundindo ao fundo e inconsistências com escala e alinhamento de partes do corpo. Confira os resultados da primeira versão da tecnologia:

Contudo, a iteração mais recente da tecnologia consegue resolver essas questões com sua nova arquitetura de rede, o codificador de estilo condicionado por conteúdo. Basicamente, a tecnologia pega tanto o conteúdo quanto a imagem em si como base para trabalho, o que significa que mais informações são dadas para a IA trabalhar, resultando em menos anomalias e resultados mais realistas. Confira abaixo a nova versão da tecnologia:

Embora a tecnologia ainda não esteja finalizada, a nova versão conseguiu arrumar problemas sérios na criação de novas imagens de cachorros por IA. Nos próximos meses, o COCO-FUNIT deverá estar mais sofisticado, e esperamos que a inteligência artificial consiga gerar novas raças de cães (ou outros conteúdos diferentes) que sejam convincentes.

Se você quiser saber mais sobre as últimas atualizações do COCO-FUNIT, confira o PDF da pesquisa que descreve um pouco mais da teoria e métodos por trás da arquitetura. O código-fonte aberto estará disponível em breve.

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

RTX série 30: confira as TECNOLOGIAS que chegam com as novas placas de vídeo da Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.