Leitura Rápida
- A Vale vai começar a utilizar baterias da Tesla, para a rede elétrica no Brasil
- O objetivo é reduzir os custos, além de emitir menos gases poluentes
- A empresa vai começar a fazer os primeiros testes no Rio de Janeiro
- As baterias já estão em solo brasileiro, prontas para começarem a ser testadas
A Tesla terá, pela primeira vez, um projeto no Brasil. A Vale, em parceria com a MicroPower e a Siemens, fará utilização de energia armazenada em baterias - que são produzidas pela empresa comandada por Elon Musk -, para gerar eletricidade. A base para as primeiras experiências será no Terminal da Ilha Guaíba, na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro.
Ações da Tesla batem recorde e montadora supera Walmart em va...
Especialistas apontam que empresa pode continuar subindo nos próximos meses
Esse projeto foi desenvolvido com a finalidade de fazer economias. Isso porque a Vale vai substituir a energia que é consumida da rede elétrica, pelas baterias da Tesla. O projeto diz que a troca será feita entre o período das 18h até as 21h. Isso porque, neste horário, a demanda por energia da rede é maior, devido a maior demanda. Por consequência, a taxa cobrada por esse horário é mais cara.
Em entrevista para OGlobo, o diretor de energia da Vale, Ricardo Mendes, falou que as baterias são capazes de atender uma alta demanda. Ele informa que cerca de 45 mil residências, pelo período de uma hora, vão poder ter sua energia proveniente das baterias. O resultado final será uma redução dos custos de energia em aproximadamente 20%.
“As baterias já chegaram. Agora, é só preparar a área e fazer a conexão ao sistema elétrico. É a primeira vez que estamos usando baterias para prover energia em uma área industrial. O uso de baterias é uma das tecnologias que deverá ser aplicada ainda para substituição de diesel por energia elétrica renovável em outros equipamentos de transporte, como locomotivas e caminhões fora de estrada”
- Ricardo Mendes, diretor de energia da Vale
“As baterias já chegaram. Agora, é só preparar a área e fazer a conexão ao sistema elétrico. É a primeira vez que estamos usando baterias para prover energia em uma área industrial. O uso de baterias é uma das tecnologias que deverá ser aplicada ainda para substituição de diesel por energia elétrica renovável em outros equipamentos de transporte, como locomotivas e caminhões fora de estrada”
- Ricardo Mendes, diretor de energia da Vale
Como mencionado, essa é a primeira vez que a Tesla tem um projeto em funcionamento no Brasil. Para que tudo ocorra conforme o planejado, Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower, será o responsável pela operação das baterias. A empresa, a qual ele é responsável, é parceira no projeto. Ela integra o sistema de baterias na rede elétrica, para o setor industrial.
“Esse é o maior sistema de baterias de íon-lítion do Brasil e o primeiro modelo do tipo da Tesla no país. A importância da Tesla para o projeto é que isso marca a chegada da companhia. A Micropower é a parceira da Tesla no Brasil e estamos trabalhando para o desenvolvimento do mercado”
- Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower
“Esse é o maior sistema de baterias de íon-lítion do Brasil e o primeiro modelo do tipo da Tesla no país. A importância da Tesla para o projeto é que isso marca a chegada da companhia. A Micropower é a parceira da Tesla no Brasil e estamos trabalhando para o desenvolvimento do mercado”
- Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower
A presença da Micropower no Brasil é recente. A empresa instalou seu primeiro escritório há cerca de dois meses, em São Paulo. Lembrando que as operações da Vale serão feitas no Rio de Janeiro, portanto os funcionários vão precisar fazer o deslocamento para possíveis auxílios.
Além de ser mais barato, o programa promete ser também mais sustentável. Mendes fala que a Vale pretende reduzir a emissão de gases poluentes, em um projeto de longo prazo. Ele menciona que a empresa está empenhada em investir até US$ 2 bilhões em projetos sustentáveis, em até 10 anos.
Via: OGlobo