Vale firma parceria com Tesla para produção de baterias para rede elétrica no Brasil
Créditos: Reprodução/ Mundo Conectado

Vale firma parceria com Tesla para produção de baterias para rede elétrica no Brasil

Esse será o primeiro projeto desenvolvido pela Tesla que terá operação no Brasil

Leitura Rápida

  • A Vale vai começar a utilizar baterias da Tesla, para a rede elétrica no Brasil
  • O objetivo é reduzir os custos, além de emitir menos gases poluentes
  • A empresa vai começar a fazer os primeiros testes no Rio de Janeiro
  • As baterias já estão em solo brasileiro, prontas para começarem a ser testadas

A Tesla terá, pela primeira vez, um projeto no Brasil. A Vale, em parceria com a MicroPower e a Siemens, fará utilização de energia armazenada em baterias - que são produzidas pela empresa comandada por Elon Musk -, para gerar eletricidade. A base para as primeiras experiências será no Terminal da Ilha Guaíba, na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro.

21/08/2020 às 17:31
Notícia

Ações da Tesla batem recorde e montadora supera Walmart em va...

Especialistas apontam que empresa pode continuar subindo nos próximos meses

Esse projeto foi desenvolvido com a finalidade de fazer economias. Isso porque a Vale vai substituir a energia que é consumida da rede elétrica, pelas baterias da Tesla. O projeto diz que a troca será feita entre o período das 18h até as 21h. Isso porque, neste horário, a demanda por energia da rede é maior, devido a maior demanda. Por consequência, a taxa cobrada por esse horário é mais cara.

Em entrevista para OGlobo, o diretor de energia da Vale, Ricardo Mendes, falou que as baterias são capazes de atender uma alta demanda. Ele informa que cerca de 45 mil residências, pelo período de uma hora, vão poder ter sua energia proveniente das baterias. O resultado final será uma redução dos custos de energia em aproximadamente 20%.

Como mencionado, essa é a primeira vez que a Tesla tem um projeto em funcionamento no Brasil. Para que tudo ocorra conforme o planejado, Marco Krapels, ex-vice-presidente da Tesla e fundador da Micropower, será o responsável pela operação das baterias. A empresa, a qual ele é responsável, é parceira no projeto. Ela integra o sistema de baterias na rede elétrica, para o setor industrial. 

Continua após a publicidade

A presença da Micropower no Brasil é recente. A empresa instalou seu primeiro escritório há cerca de dois meses, em São Paulo. Lembrando que as operações da Vale serão feitas no Rio de Janeiro, portanto os funcionários vão precisar fazer o deslocamento para possíveis auxílios. 

Além de ser mais barato, o programa promete ser também mais sustentável. Mendes fala que a Vale pretende reduzir a emissão de gases poluentes, em um projeto de longo prazo. Ele menciona que a empresa está empenhada em investir até US$ 2 bilhões em projetos sustentáveis, em até 10 anos.

Via: OGlobo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.