Um algoritmo criado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkley e do Google Research publicaram um novo artigo detalhando uma IA que pode remover sombras indesejadas de imagens.
Como em fotos no dia a dia, diferente das tiradas profissionalmente em estúdios, têm iluminação variada, esta IA pode ser extremamente útil. Os pesquisadores dizem que sua ferramenta funciona de "forma realista e controlável" e pode ser útil para mais do que apenas imagens capturadas em ambientes casuais.
Para profissionais de fotografia isso também seria de extrema utilidade, podendo salvar um número maior de fotos de um trabalho realizado. A Google aproveita para mencionar isto em seu artigo e acrescenta que o sistema criado com aprendizado das máquinas promete ser muito eficaz, conforme os exemplos demonstrados nesta página.
Apesar disso, é claro que existem limitações para este sistema, o artigo explica que alguns resíduos de sombra podem ser deixados depois que as imagens são processadas. Também, assim como vemos com o pós-processamento feito por câmeras de smartphones, algumas imagens podem perder a naturalidade.
Um dos maiores problemas enfrentados pelo sistema está na identificação de cores, às vezes ele pode confundir a sombra facial e a externa, causando a alteração incorreta.
De qualquer forma, o estudo destaca outro uso potencial para tecnologias de inteligência artificial na indústria da fotografia, abrindo caminho para uma edição mais eficaz e realista com um tempo menor para ser realizada do que a edição manual. Vários estudos nos últimos anos destacaram os usos potenciais da IA, incluindo a transformação de imagens estáticas em animações em movimento e, nos casos mais avançados, a geração de imagens fotorrealistas inteiras.
Quanto a este último projeto, os pesquisadores disponibilizaram seu código, dados de avaliação, dados de teste, materiais complementares e documentos para download no site da UC Berkeley.
Via: DPReview Fonte: Reddit