TSMC anuncia processo de 12nm melhorado para dispositivos 5G e Internet das Coisas
Créditos: TSMC

TSMC anuncia processo de 12nm melhorado para dispositivos 5G e Internet das Coisas

Nodos N12e têm foco em eficiência energética e valor competitivo

A TSMC começou nessa semana um evento online internacional para promover algumas de suas novas tecnologias e planos para o futuro. A empresa, que é uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, anunciou um novo processo de fabricação de nodos, uma versão melhorada do já existente processo de 12nm. A nova tecnologia, chamada N12e, é voltada especialmente para Internet das Coisas e dispositivos 5G.

O "processo de fabricação" desses componentes se refere à sua litografia, o que determina o tamanho que seus transistores terão no fim. A possibilidade de fazer transistores menores permite colocar mais deles num mesmo espaço, o que resulta em maior performance com um consumo menor de energia.

17/07/2020 às 15:43
Notícia

TSMC será responsável por chips ARM nos novos MacBooks

Apple está fazendo a transição de processadores Intel para ARM personalizados em seus Macs

O processo melhorado de 12nm, apelidado de N12e pela TSMC, vem substituir principalmente componentes com a tecnologia 22ULL. Comparando as duas gerações de componentes, a TSMC faz os seguintes destaques:

- Melhoria de 76% na densidade lógica
- Melhoria de 49% na velocidade dependendo da energia
- Melhoria de 55% no consumo de energia dependendo da velocidade
- Redução de mais de 50% no vazamento de corrente SRAM

A fabricante afirma que a adaptação de seu processo, antes usado em produtos de alta performance, foi uma escolha "óbvia" para levar melhorias ao segmento de Internet das Coisas e dispositivos móveis 5G. Mas, antes, a tecnologia precisaria ser adaptada ao formato, para oferecer melhor eficiência energética e menos desperdício. E foi assim que surgiu a tecnologia N12e.

Continua após a publicidade
Fonte: TSMC
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

RTX série 30: confira as TECNOLOGIAS que chegam com as novas placas de vídeo da Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.