Google Chrome terá abas 10% mais rápidas
Créditos: Google

Google Chrome terá abas 10% mais rápidas

Próxima atualização apresentará também o agrupamento de abas

A Google anunciou hoje, 25 de agosto, novidades no desenvolvimento do navegador mais utilizado do mundo.

No portal voltado para anunciar atualizações da versão beta do Google Chrome, os desenvolvedores disseram que o browser está 10% mais rápido no Windows e explicaram como o aperfeiçoamento foi possível.

Também foram apresentadas melhorias na organização das abas. Elas poderão ser agrupadas por tópicos dentro de uma mesma janela e será possível condensá-las ou expandi-las, permitindo que o usuário foque no que está utilizando de fato.

Esta melhoria é direcionada especialmente para aqueles que mantém dezenas de guias abertas ao mesmo tempo.

(Abas agrupadas por tópicos - Créditos: The Keyword)

Os desenvolvedores do Google Chrome atribuem a melhoria de desempenho a duas mudanças: uma atualização no Profile Guided Optimization (PGO), traduzido como Otimização Guiada por Perfil, e o limite de guias.

O PGO é uma otimização na técnica de compilação onde as partes do código que mais necessitam de performance rodam mais rapidamente.

Os cenários de uso do Chrome de usuários reais ao redor do mundo são utilizados, tornando possível para o navegador priorizar e realizar com maior eficiência as tarefas mais comuns. Esta operação já é realizada no Chrome, mas passará a acontecer no ambiente Clang, ao invés do atual Microsoft Visual C++.

Continua após a publicidade

Isoladamente, a modificação já traz um aumento de velocidade de cerca de 10%, impacto que cresce de acordo com a maior demanda por processamento causada por muitas abas ou programas abertos.

O limite de abas é um mecanismo muito mais simples. Trata-se apenas do direcionamento de recursos para as abas que estão sendo utilizadas no momento.

Para isso, as abas que estão há muito tempo em segundo plano recebem menos atenção. Este recurso não impacta apenas a velocidade, mas também poupa memória e energia.

(Melhoria de desempenho do Google Chrome - Créditos: Chromium Blog)

A melhoria de desempenho não é a única novidade para o Google Chrome. A segurança também será reforçada com notificações enviar informações através de um formulário que não é seguro.

Continua após a publicidade

A medida serve para que as informações do usuário não possam ser vistas ou alteradas por terceiros.

Via: The Verge Fonte: Chromium Blog
User img

Odir Brüggmann Filho

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.