Microsoft Word agora suporta transcrição de áudios na versão web
Créditos: Microsoft/Engadget

Microsoft Word agora suporta transcrição de áudios na versão web

Processador de texto quando ganha comandos de voz por ditado com update

A versão web do processador de texto Microsoft Word ganhou um novo recurso de transcrição de áudios. A nova atualização ainda é responsável por implementar uma nova função de comandos de voz por ditado – ou seja, duas função que a empresa liderada pelo diretor-executivo Satya Nadella estava prometendo desde o ano passado.

07/05/2019 às 10:52
Notícia

Microsoft Word Online anuncia Ideas! Ferramenta com IA para a...

O novo recurso também vai usar aprendizado de máquina e vai estar disponível em junho

De acordo com o site Engadget, a nova funcionalidade funciona de maneira parecida com serviços como o Otter.ai. Isso significa que você pode começar as transcrições de gravações em tempo real ao toque de um botão, ou fazer upload de clipes de áudio ou até mesmo de vídeo.

O recurso pode ser encontrado no botão "Dictate" (Ditado) do Word. O texto que for transcrito ficará numa nova barra lateral, localizada na região da direita do aplicativo. Quem já testou o aplicativo de modo preliminar repassou sua experiência de que as capacidades de transmissão, ao menos em uma primeira vista, parecem bem precisas. Ou no mínimo tão precisas quanto serviços concorrentes.


Fonte: Microsoft

O pessoal do Engadget inclusive colocou um áudio de um segmento da rádio NPR para ser transcrito. A maior parte do que foi dito foi transcrito com sucesso na barra lateral, e o processador de texto inclusive conseguiu identificar diferentes locutores.

Dá até para editar o texto que aparece naquela barra lateral e renomear cada um dos locutores identificados. Depois de fazer isso – ou não fazer, se não quiser – é possível mover as palavras que foram transcritas para o documento do Word. É importante notar porém que, como acontece com qualquer serviço de transcrição em nuvem, a precisão da funcionalidade vai depender da qualidade da gravação.


Fonte: Microsoft

Continua após a publicidade

Para usar o recurso, é necessário ter uma assinatura do Microsoft 365. Há um limite de cinco horas de transcrição por mês e de 200 MB de uploads de arquivos. No momento, a funcionalidade de ditado e transcrição só pode ser encontrada na versão web do Word.

Ainda assim, a Microsoft anunciou que o recurso será lançado para os aplicativos para Android e iOS do Word até o final de 2020.

Via: Engadget
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

RTX série 30: confira as TECNOLOGIAS que chegam com as novas placas de vídeo da Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.