A Samsung compartilhou recentemente como fez para chegar no design do Galaxy Buds Live, dispositivo wireless que ganhou uma excelente nota de reparabilidade do iFixit e chamou muita atenção pela sua forma.
Segundo a empresa, foi necessário fazer um monitoramento prolongado e testes extensivos com os usuários para desenvolver o gadget. A ideia, além de colocar as funcionalidades desejadas, era dar conforto ao usuário e também fazer um fone de ouvido wireless que chamasse anteção pela sua aparência.
Diferente de modelos anteriores intra-auriculares, os Galaxy Buds Live foram projetados para atender às necessidadas de usuários que desejam "desfrutar de uma ampla variedade de sons", comenta a Samsung.
Tommy Choi, um dos designers, explicou que, "ao contrário dos fones de ouvido intra-auriculares, que podem se tornar desconfortáveis para alguns quando usados por mais horas, os fones de ouvido tipo earbuds se acomodam na parte externa da orelha do usuário, facilitando a circulação de ar e proporcionando uma usabilidade mais confortável. Nós criamos o design atual para satisfazer uma ampla gama de usuários e distinguir nossos fones de ouvido de outros produtos com seu formato único".
Conforme explicado pela empresa, a primeira etapa foi buscar um novo formato, a partir disso começaram a fazer ajustes para garantir o conforto durante a utilização.
Diversos protótipos foram feitos e descartados ao longo do processo, isso porque o dispositivo foi criado para ser utilizado por longos períodos e acompanhar o usuário no dia a dia. Se o protótipo não cumpria com este quesito, era descartado.
Samsung Galaxy Buds Live tem boa reparabilidade, atesta iFixit
Fones de ouvido receberam nota 8/10 por trazer componentes que podem ser substituídos utilizando ferr...
"Estabelecer o padrão de conforto foi a parte mais difícil", acrescentou Choi, que também trabalhou nos testes. "Quando oito em cada 10 participantes responderam dizendo que os fones de ouvido eram confortáveis e apenas dois os classificaram como desconfortáveis, tivemos que garantir que fizéssemos modificações que pudessem satisfazer estes dois sujeitos sem comprometer a satisfação dos outros oito. Para fazer um produto confortável para o maior número possível de usuários, testamos cerca de 2 mil casos"
A terceira etapa cuidou de apresentar os fones de ouvido como se fossem joias, em caixinhas que melhor representassem o valor do aparelho.
Como última etapa, ficou a escolha de cores atraentes e a utilização de materiais ecológicos. O Galaxy Buds Live vem em uma variedade de cores - incluindo Mystic Bronze, Mystic White e Mystic Black - que são adaptadas para combinar com os cinco novos produtos que foram introduzidos no Samsung Galaxy Unpacked 2020.
Mingyeong Jang, um dos designers, comenta que os Galaxy Buds Live são feitos com 20% de materiais reciclados pós-consumo (PCM) para reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos de plástico.
Fonte: Samsung