O Android Studio é o principal SDK (kit de desenvolvimento de software) usado para o desenvolvimento de aplicativos e jogos para o sistema operacional Android. Ele vem com um emulador para ajudar a testar os projetos em desenvolvimento em uma grande variedade de configurações de hardware. Agora a Google disponibilizou sua mais recente atualização para o emulador do Android presente neste SDK que introduz o suporte melhorado para dispositivos dobráveis, melhorias no desempenho e correções de bugs.
Descubra cinco recursos e updates "escondidos" no A...
Algumas melhorias não chegaram a ser destacadas, mas ajudam bastante
Durante a conferência para desenvolvedores Google I/O realizada em 2019, o emulador do Android foi atualizado para permitir a criação de um dispositivo dobrável virtual. Já em abril deste ano a empresa tornou possível a criação de um Android Virtual Device (AVD) com o modo “freeform window” habilitado.
Com o lançamento do Android 11 Beta em junho deste ano, a empresa menciona que o emulador do Android teria suporte melhorado para dispositivos dobráveis graças a integração com a API do sensor de dobradiça e outros recursos. Agora a versão 30.0.26 do emulador do Android adicionou o suporte para um sensor de dobradiça virtual e para visualização em 3D, desde que você configure o dobrável para ser executado sob uma nova imagem do sistema Android 11.
De acordo com a documentação do emulador, o sensor de dobradiça é habilitado por padrão quando o desenvolvedor configura um dispositivo dobrável virtual com uma imagem do sistema Android 11. Uma vez configurado, o emulador envia atualizações do ângulo da dobradiça e alterações de postura para o host. Os dispositivos dobráveis existentes atualizam o ângulo e a postura do sensor da dobradiça quando o desenvolvedor pressiona os botões correspondentes na barra de ferramentas:
Reprodução/XDA Developers
A versão atualizada do emulador do Android também introduz compilação cruzada de x86_64 para os hosts arm64, suporte USB passthrough no Windows, a capacidade de ocultar o quadro do dispositivo para o AVD atual, várias correções de bugs e mais. Os desenvolvedores podem obter a versão mais recente do Android Studio acessando developer.android.com/studio.
Fonte: XDA Developers