Windows 95, primeiro a vir com o Menu Iniciar, completa 25 anos
Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 95, primeiro a vir com o Menu Iniciar, completa 25 anos

Sistema operacional teve 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas

Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 completa 25 anos nesta segunda-feira. O sistema operacional introduziu diversos elementos que continuariam sendo usados em versões posteriores do sistema operacional, como o Menu Iniciar, a Lixeira e Área de Trabalho. 

12/08/2020 às 19:30
Artigo

Windows 10 completa cinco anos - veja evolução do Sistema Ope...

O sistema operacional mais recente da Microsoft passou por várias transformações

A chegada do Windows 95 foi um dos principais lançamentos da Microsoft. Antes da versão 95, os usuários precisavam comprar o MS-DOS e o Windows separadamente. O novo sistema operacional também ajudou a reduzir a dependência do Prompt de Comando para realização de tarefas, já que o sistema operacional era inicializado diretamente na interface gráfica. Com o Windows 3.11 por exemplo, era necessário entrar no MS-DOS e digitar um comando para entrar no Windows.

O lançamento do Windows 95, que era conhecido internamente na Microsoft pelo codinome “Chicago”, foi um verdadeiro “evento” na época e contou com a participação do próprio Bill Gates e de personalidades como o apresentador Jay Leno. O som de inicialização foi composto pelo músico Brian Eno e a campanha de marketing de US$ 300 milhões fez uso da música ‘Start Me Up’ dos Rolling Stones.

O sistema operacional foi comercializado em CD, mas também podia se encontrado em versão em disquetes (imagem abaixo). De acordo com a Microsoft, o sistema operacional teve 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas e isso fez dele o sistema operacional mais popular no mundo na época.

Windows 95, primeiro a vir com o Menu Iniciar, completa 25 anos
Disquetes para instalação do Windows 95
(Reprodução/Stephen Chapman/BetaCollector.com)

Por ainda ter o MS-DOS “por baixo”, o Windows 95 continuou sendo compatível com muitos programas desenvolvidos para ele e para o Windows 3.11. Esta retrocompatibilidade tornou o processo de upgrade bem menos problemático para muitos usuários.

Windows 95, primeiro a vir com o Menu Iniciar, completa 25 anos
Bill Gates no lançamento do Windows 95
(Reprodução/Microsoft)

Continua após a publicidade

O Menu Iniciar foi uma das principais novidades no Windows 95 que chamou a atenção de quem estava migrando do MS-DOS e do Windows 3.x logo de cara para o novo sistema operacional. Ele oferecia uma nova forma de iniciar programas e realizar outras tarefas, eliminando assim a necessidade de usar o Gerenciador de Programas do Windows 3.11 e reduzindo a necessidade de uso do Prompt de Comando do MS-DOS. O usuário só precisava clicar no botão Iniciar para ver as opções disponíveis, como Programas, Documentos, Configurações e até mesmo para desligar o computador.


Menu Iniciar e o Windows Explorer no Windows 95
(Reprodução/How-to Geek)

Além do Menu Iniciar, ele também introduziu o Windows Explorer, que depois seria rebatizado como Explorador de Arquivos nas versões mais modernas do Windows, a já tradicional Área de Trabalho, a Lixeira como a conhecemos, um utilitário de pesquisa para encontrar arquivos em todo o sistema operacional e mais. Um detalhe é que a versão inicial do Windows 95 não incluída um navegador de internet, mas sim um atalho para a chamada “The Microsoft Network” (ou MSN), lançada para competir com serviços como CompuServe. O Internet Explorer foi introduzido posteriormente como algo opcional e a partir da versão SR1 (Service Release 1) ele passou a vir com o Internet Explorer já incluso, mas ainda sem o tradicional ícone "e" usado nas outras versões.

Windows 95, primeiro a vir com o Menu Iniciar, completa 25 anos
Internet Explorer no Windows 95
(Reprodução/How-to Geek)

Abaixo você pode ver o vídeo da Microsoft divulgado hoje celebrando os 25 anos do Windows 95 e o vídeo divulgado na época do lançamento com a música dos Rolling Stones:

Fonte: Microsoft, Neowin.net, How-to Geek
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.