Patente da Xiaomi mostra nova câmera grande-angular para celulares
Créditos: Let's Go Digital

Patente da Xiaomi mostra nova câmera grande-angular para celulares

Registro mostra sensores que se movem para garantir fotos mais amplas

A Xiaomi registou mais uma ideia fora da caixa para câmeras de smartphone. O pessoal do site Let's Go Digital encontrou uma patente da empresa que mostra um novo sistema para capturar fotos em ângulo aberto: uma dupla de sensores que se move.

De acordo com a documentação, o sistema precisa de dois sensores de imagem, que podem ser utilizados na horizontal ou verticalmente. Os dois componentes são ligados por uma dobradiça, que coloca os módulos para frente durante a captura de fotos abertas.


(Imagem: Let's Go Digital/Reprodução)

Em teoria, o conjunto de câmeras consegue fazer imagens com menos distorções que uma câmera grande-angular. Com isso, a nova tecnologia pode ser adotada futuramente em celulares de diferentes segmentos, garantindo cortes nos custos e, possivelmente, queda no preço final para o consumidor.

Samsung trabalha em tecnologia similar

A câmera "tilt" da Xiaomi foi registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em outubro do ano passado e apareceu na base de dados do órgão no final de julho. Segundo lembra o Gizmochina, a fabricante chinesa não é a única trabalhando com a tecnologia.


Renderização mostra como pode ser o visual da câmera móvel da Xiaomi. (Imagem: Let's Go Digital/Reprodução)

Em dezembro do ano passado, a Samsung também registrou uma patente indicando o desenvolvimento de um sistema de câmeras móveis. A tecnologia foi aprovada em junho de 2020 e pode ser utilizada com grupos de até seis sensores.

Enquanto os registros estão feitos e ambas as companhias já possuem autorização para trabalhar nas tecnologias, as patentes são tudo o que temos até agora. Tanto Xiaomi quanto Samsung não comentaram oficialmente sobre o assunto e não deram pistas de quando (ou se) vão trazer as tecnologias ao mercado futuramente.

Via: Gizmochina Fonte: Lets Go Digital
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.