A Xiaomi registou mais uma ideia fora da caixa para câmeras de smartphone. O pessoal do site Let's Go Digital encontrou uma patente da empresa que mostra um novo sistema para capturar fotos em ângulo aberto: uma dupla de sensores que se move.
De acordo com a documentação, o sistema precisa de dois sensores de imagem, que podem ser utilizados na horizontal ou verticalmente. Os dois componentes são ligados por uma dobradiça, que coloca os módulos para frente durante a captura de fotos abertas.
(Imagem: Let's Go Digital/Reprodução)
Em teoria, o conjunto de câmeras consegue fazer imagens com menos distorções que uma câmera grande-angular. Com isso, a nova tecnologia pode ser adotada futuramente em celulares de diferentes segmentos, garantindo cortes nos custos e, possivelmente, queda no preço final para o consumidor.
Samsung trabalha em tecnologia similar
A câmera "tilt" da Xiaomi foi registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em outubro do ano passado e apareceu na base de dados do órgão no final de julho. Segundo lembra o Gizmochina, a fabricante chinesa não é a única trabalhando com a tecnologia.
Renderização mostra como pode ser o visual da câmera móvel da Xiaomi. (Imagem: Let's Go Digital/Reprodução)
Em dezembro do ano passado, a Samsung também registrou uma patente indicando o desenvolvimento de um sistema de câmeras móveis. A tecnologia foi aprovada em junho de 2020 e pode ser utilizada com grupos de até seis sensores.
Enquanto os registros estão feitos e ambas as companhias já possuem autorização para trabalhar nas tecnologias, as patentes são tudo o que temos até agora. Tanto Xiaomi quanto Samsung não comentaram oficialmente sobre o assunto e não deram pistas de quando (ou se) vão trazer as tecnologias ao mercado futuramente.
Via: Gizmochina Fonte: Lets Go Digital