Cientista filma insetos voando a 3.200fps – Veja o vídeo
Créditos: Reprodução/Ant Lab/YouTube

Cientista filma insetos voando a 3.200fps – Veja o vídeo

Imagens foram capturadas com uma câmera Phantom Miro LC321s

Dr. Adrian Smith, professor assistente na NC State University, compartilhou um incrível vídeo em câmera lenta em seu canal no YouTube Ant Lab que mostra vários insetos levantando voo e voando a 3.200 quadros por segundo (fps). As imagens foram capturadas com uma câmera Phantom Miro LC321s.

03/08/2020 às 08:10
Notícia

Câmera MegaX de alta velocidade captura o movimento da luz

Ela é capaz de gravar imagens a 24.000 quadros por segundo

Ao capturar os "sujeitos" para seu vídeo, Smith propositalmente evitou os insetos voadores "estereotipados" que você provavelmente já viu em vídeos, como borboletas, abelhas ou a mosca comum. Em vez disso, ele filmou apenas insetos cujo voo, pelo que sabe, nunca foram capturados em câmera lenta.

Os insetos filmados por ele incluem alguns como a mariposa pluma (01:17 do vídeo), um vagalume (01:20 do vídeo) e a mariposa leafroller (03:14 do vídeo). Entre todos os insetos no vídeo, os mais interessantes são a mariposa líquen, com asas que parecem uma pintura aquarela, e a Mariposa Rosada do Bordo, que, segundo o próprio Dr. Smith, se parece com um “muppet voador”. "Ela não pula ou rola as pontas das asas como os outros, mas, honestamente, quem realmente se importa", disse Smith. "Basta olhar para ela! É claramente a melhor mariposa. Parece um muppet voador”.


Mariposa líquen e a Mariposa Rosada do Bordo
Reprodução/Ant Lab/YouTube

Além de mostrar as imagens impressionantes, Smith aproveita o vídeo para falar sobre algumas das pesquisas sobre o voo de insetos, como eles pode ter evoluído, e explicar por que e como os estilos de voo entre os vários insetos no vídeo diferem:

Se você quiser ver mais vídeos dele, confira aqui um vídeo em câmera lenta de formigas injetando veneno a 1.000fps ou acesse seu canal Ant Lab no YouTube. No tweet abaixo, Dr. Smith menciona o equipamento utilizado para capturar as imagens dos insetos em câmera lenta:

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Photography Review, PetaPixel
User img

Fabio Rosolen

Os novos SMARTPHONES da LG: K52, K62 e K62+ | Unboxing

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.