China quer ter seu próprio GitHub com o Gitee, plataforma de código open source
Créditos: Gitee

China quer ter seu próprio GitHub com o Gitee, plataforma de código open source

País trabalha pela sua independência tecnológica em relação ao ocidente

A China trabalha há anos numa plataforma própria de compartilhamento de códigos de software chamada Gitee, mas recentemente o projeto recebeu energia nova com o apoio de algumas das gigantes da tecnologia no país. A ideia é ter uma alternativa local ao GitHub, que tem sido cada vez mais resistente aos usuários chineses conforme os atritos entre EUA e China ficam mais acirrados.

Uma plataforma open source, como o GitHub e o Gitee, é um lugar onde desenvolvedores e entusiastas podem trabalhar de maneira colaborativa no desenvolvimento de ferramentas e programas de todo tipo. Um bom exemplo é o Windows Power Toys, que mostramos anteriormente num vídeo aqui no Mundo Conectado. Qualquer pessoa pode baixar pra usar, mas também pode mexer no código do programa e propor novas ferramentas e funcionalidades no próprio GitHub.

16/07/2020 às 19:34
Vídeo

MICROSOFT POWER TOYS - Ferramentas extras para melhorar o uso...

Recursos pra você baixar grátis e se perguntar "mas por que o Windows já não vem com isso?"

Acontece que o GitHub é da Microsoft, e a empresa já mostrou sinais que não parecem favoráveis à China. Isso porque foram cortados repositórios da plataforma em alguns países "inimigos" do governo norte-americano, como Irã, Síria e Crimeia. Com os atritos atuais entre os dois países, autoridades chinesas querem se preparar para não depender do GitHub.

A Huawei, que sabe bem o que significa essas sanções dos EUA, fez a seguinte declaração ainda no ano passado: "Se a China não tiver sua própria comunidade de open source para gerenciar os códigos fonte, nossa indústria de software doméstico vai ficar muito vulnerável a fatores incontroláveis". - Claro que "fatores incontroláveis" se refere à ação de governos estrangeiros restringindo os recursos do país.

'Hongshu', um dos fundadores do Gitee, segundo o TechCrunch, também comentou sobre a importância de ter uma alternativa local num post no blog da plataforma. Ele se mostrou otimista com o apoio recente ao desenvolvimento e tentativa de aumentar o alcance do Gitee:

Fonte: TechCrunch
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.