A China trabalha há anos numa plataforma própria de compartilhamento de códigos de software chamada Gitee, mas recentemente o projeto recebeu energia nova com o apoio de algumas das gigantes da tecnologia no país. A ideia é ter uma alternativa local ao GitHub, que tem sido cada vez mais resistente aos usuários chineses conforme os atritos entre EUA e China ficam mais acirrados.
Uma plataforma open source, como o GitHub e o Gitee, é um lugar onde desenvolvedores e entusiastas podem trabalhar de maneira colaborativa no desenvolvimento de ferramentas e programas de todo tipo. Um bom exemplo é o Windows Power Toys, que mostramos anteriormente num vídeo aqui no Mundo Conectado. Qualquer pessoa pode baixar pra usar, mas também pode mexer no código do programa e propor novas ferramentas e funcionalidades no próprio GitHub.
MICROSOFT POWER TOYS - Ferramentas extras para melhorar o uso...
Recursos pra você baixar grátis e se perguntar "mas por que o Windows já não vem com isso?"
Acontece que o GitHub é da Microsoft, e a empresa já mostrou sinais que não parecem favoráveis à China. Isso porque foram cortados repositórios da plataforma em alguns países "inimigos" do governo norte-americano, como Irã, Síria e Crimeia. Com os atritos atuais entre os dois países, autoridades chinesas querem se preparar para não depender do GitHub.
A Huawei, que sabe bem o que significa essas sanções dos EUA, fez a seguinte declaração ainda no ano passado: "Se a China não tiver sua própria comunidade de open source para gerenciar os códigos fonte, nossa indústria de software doméstico vai ficar muito vulnerável a fatores incontroláveis". - Claro que "fatores incontroláveis" se refere à ação de governos estrangeiros restringindo os recursos do país.
'Hongshu', um dos fundadores do Gitee, segundo o TechCrunch, também comentou sobre a importância de ter uma alternativa local num post no blog da plataforma. Ele se mostrou otimista com o apoio recente ao desenvolvimento e tentativa de aumentar o alcance do Gitee:
"Não dá pra construir um ecossistema open source da noite pro dia. É um processo de construir uma torre com areia. Nós botamos fé no poder de inovação de desenvolvedores chineses. Nós também acreditamos em nossa perseverança e força para prosperar."
"Não dá pra construir um ecossistema open source da noite pro dia. É um processo de construir uma torre com areia. Nós botamos fé no poder de inovação de desenvolvedores chineses. Nós também acreditamos em nossa perseverança e força para prosperar."
Fonte: TechCrunch