Uma atualização recente do aplicativo Adobe Lightroom no iOS excluiu permanentemente algumas fotos e predefinições dos usuários que instalaram a nova versão em seus dispositivos. A Adobe já conseguiu lançar uma correção para seus clientes, mas não foi possível recuperar os arquivos perdidos por conta do bug. Um representante da Adobe confirmou o problema nos fóruns de feedback do Photoshop, que foi identificado originalmente pelo site PetaPixel.
O update para a versão 5.4 para iPhone e iPad foi lançado no início dessa semana, e um usuário logo percebeu que a atualização estava causando um erro em seu sistema. De acordo com o PetaPixel, o cliente Mohamad Alif Eqnur publicou nos fóruns de feedback do Photoshop que ele havia atualizado seu aplicativo iOS e, como consequência, perdeu todas as suas imagens e predefinições.
Após o depoimento, outros usuários responderam dizendo que estavam passando pelo mesmo problema. Com isso, o representante da Adobe, Rikk Flohr, respondeu ao tópico dizendo que a empresa estava ciente do bug e que uma nova atualização (5.4.1) corrigiu o problema. Apesar do patch de correção, os clientes que já haviam perdido fotos e predefinições não conseguiram recuperar os dados.
“Pedimos sinceras desculpas a todos os clientes que foram afetados por este problema.”
- Rikk Flohr, representante da Adobe em declaração oficial
“Pedimos sinceras desculpas a todos os clientes que foram afetados por este problema.”
- Rikk Flohr, representante da Adobe em declaração oficial
A Adobe não divulgou quantos usuários foram afetados, mas o representante da empresa disse que os serviços em nuvem do Lightroom e o Lightroom mobile no Android, Lightroom desktop no macOS e Windows não foram afetados com o mesmo problema. O Lightroom Classic também não prejudicou seus usuários com as novas atualizações. Ao que parece, apenas as fotos que não foram copiadas para o serviço em nuvem da Adobe foram excluídas.
Adobe Lightroom para iOS e iPadOS recebe novos recursos
Uma das novidades é o suporte para importação direta a partir de um cartão SD.
A Adobe publicou mais detalhes sobre o bug em uma página de suporte para o Lightroom mobile 5.4.0 para iPadOS e iOS. Ela diz que o bug “afetou os clientes que usam o Lightroom mobile sem uma assinatura da nuvem da Adobe" e que "também afetou os clientes da nuvem Lightroom com fotos e predefinições que ainda não haviam sido sincronizadas com a nuvem da Adobe”.
A empresa recomenda que os usuários verifiquem seus backups de sistema do iPad ou iPhone.
Fonte: Peta Pixel