Android 11 vai priorizar câmera nativa por questões de segurança - veja mudança
Créditos: Reprodução/Forbes

Android 11 vai priorizar câmera nativa por questões de segurança - veja mudança

Caixa de seleção de câmera incluirá apenas apps pré-instalados

A Google explicou em seu blog para desenvolvedores que o Android 11 irá bloquear aplicativos de câmera de terceiros para que eles não apareçam nas opções de seleção de captura de imagens e vídeos. Basicamente, usuários do novo sistema operacional deverão escolher entre apps de câmera pré-instalados na hora de tirar uma foto ao invés de usar os softwares de extensões baixadas na Google Play, por exemplo. A decisão da empresa não agradou usuários e desenvolvedores, mas a Google afirma que a mudança tem o objetivo de tornar o Android mais seguro.

20/08/2020 às 14:00
Notícia

Android 11 permitirá o uso do Wireless Android Auto com vário...

O smartphone deve ser capaz de se conectar à rede Wi-Fi na frequência de 5GHz

Isso significa que, ao baixar um aplicativo de câmera no Android 11, não será mais possível fotografar ou gravar diretamente do app. As únicas câmeras disponíveis serão as nativas do próprio aparelho, seja ele Samsung, Huawei, etc, ou o app "G Cam" do Android. De acordo com a Google, essa decisão foi para proteger a privacidade e segurança de seus usuários. No passado, algumas extensões maliciosos já se disfarçaram de aplicativos de câmera para obter acesso aos dados.

Nas versões atuais do Android, extensões de edição possuem softwares de câmera que podem captar uma imagem e enviá-la direto à galeria do dispositivo. Os aplicativos também mostram uma caixa de diálogo que permite a seleção do app de câmera da escolha do usuário (com todas as opções de câmera instaladas no aparelho). No novo sistema, essa escolha não será mais possível.

Alguns desenvolvedores e usuários expressaram preocupação, afirmando que a decisão da Google em restringir o seletor de câmera para mais segurança pode indicar que a empresa está tirando a liberdade de escolha pouco a pouco.

A empresa mencionou uma solução alternativa para os desenvolvedores que permitirá que os aplicativos ainda executem aplicativos de câmera de terceiros. A solução requer que os desenvolvedores direcionem um aplicativo de terceiros específico de sua escolha. Por exemplo, o desenvolvedor de um aplicativo de scanner de documentos pode enviar uma "intenção explícita" de iniciar o Adobe Photoshop Camera em vez de abrir a caixa de seleção de câmera. Ou seja, o desenvolvedor terá que saber com antecedência para quais aplicativos de câmera de terceiros irá oferecer suporte.

Via: XDA Developers Fonte: Developer Android
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.