Se você teve problemas ao acessar e utilizar o Gmail ou Drive na manhã desta quinta-feira (20), saiba que não foi a única pessoa a passar por isso. Os serviços da Google ficaram apresentaram falhas globalmente por um tempo hoje, mas a companhia já conseguiu resolver o problema e as plataformas da empresa já estão operando normalmente.
Segundo relatos coletados pelo site DownDetector, os problemas atingiram seu ápice durante a madrugada, próximo das 3h. Durante a manhã, as falhas já estavam mais amenas, mas ainda foram encontradas por alguns usuários.
Usuários relataram problemas como falha ao enviar arquivos e também no login. (Imagem: Down Detector/Captura de tela)
De acordo com uma série de investigações feitas pela Google durante a madrugada, os problemas foram bem abrangentes. O Gmail e o Chat não conseguiam enviar mensagens, o Drive não permitia a criação de arquivos, o Google Sites não adicionava novas páginas e o Keep apresentou falhas.
Além disso, aparentemente o YouTube também gerou dores de cabeça para os usuários. Assim como nos outros serviços, o site estava impossibilitando o upload de novos arquivos para a plataforma.
Google anuncia integração do Meet com o Gmail para iOS e Android
O app de videochamada será totalmente integrado ao Gmail
A empresa deu os primeiros sinais positivos para o conserto dos problemas às 6h40. Em seu site de status, a companhia disse que conseguiu resolver os problemas do Gmail para alguns usuários. Às 8h, o serviço foi plenamente reestabelecido.
A Google não deu detalhes sobre os problemas, mas se desculpou com os usuários afetados pelas falhas em seus serviços. "Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos sua paciência e suporte contínuo", disse a gigante da web. "A confiabilidade do sistema é uma das principais prioridades do Google. Estamos fazendo melhorias contínuas para tornar nossos sistemas melhores."
Enquanto os problemas já estão resolvidos, a falha pode ter atrapalhado usuários dos serviços da Google, principalmente no exterior. Com a pandemia do coronavírus, muitos negócios adotaram o trabalho remoto e utilizam plataformas como Google Meet para comunicação e reuniões.
Via: The Verge