Um drone DJI Matrice 300 equipado com sistema LiDAR foi utilizado pela primeira vez para mapear de forma autônoma duas minas na Austrália. O voo subterrâneo do drone foi organizado pela empresa de autonomia de drones Emesent. O sistema LiDAR permitiu que o drone voasse pelas minas sem risco de colisões.
DJI lança drone MATRICE 300 RTK e câmeras hibridas para merca...
Essa é a primeira câmera híbrida para drones apresentada pela empresa
De acordo com o site TechAU, este foi um marco significativo, particularmente depois que o sistema de voo autônomo para localização e mapeamento simultâneo da Emesent (SLAM) conhecido como Hovermap teve acesso antecipado ao drone industrial de nova geração em junho deste ano.
Os voos subterrâneos ocorreram na mina de cobre Mount Colin da Round Oak Minerals e na mina George Fisher da Glencore no norte de Queensland. As minas foram usadas para testar a tecnologia SLAM da Emesent baseada em 3D LiDAR, que permite que drones voem além do GPS e linha de visão em áreas não mapeadas, ajudando no mapeamento, navegação e coleta de dados em locais que podem ser considerados como inacessíveis.
Reprodução/TechAU
O vídeo abaixo mostra como o drone DJI Matrice 300 voa pela mina, completo com uma visualização dos dados coletados. Como você pode imaginar, ter um mapa 3D de um ambiente subterrâneo é incrivelmente útil para operações de mineração.
O drone DJI Matrice 300 RTK foi lançado em maio pela empresa oferecendo tempo de voo de até 55 minutos, recursos de IA, sistema de detecção e posicionamento em seis direções e mais. Ele possui um visor de voo primário ou PFD que reúne os dados de voo e navegação em tempo real.
Além de oferecer informações como dados de telemetria padrão como velocidade e altitude, o drone também oferece informações sobre obstáculos nas imediações. Isto permite que o piloto ajuste sua trajetória conforme necessário.
O drone DJI Matrice 300 RTK também conta com um modo que permite que ele seja controlado por até dois pilotos, mas não ao mesmo tempo. Isto basicamente permite que os pilotos alternem o controle do drone caso um deles precise parar por algum motivo. Saiba mais sobre o drone aqui.
Reprodução/DJI