Drone DJI Matrice 300 é usado para mapear duas minas na Austrália
Créditos: Reprodução/techAU/YouTube

Drone DJI Matrice 300 é usado para mapear duas minas na Austrália

Equipado com um sistema LiDAR, ele voou de forma autônoma

Um drone DJI Matrice 300 equipado com sistema LiDAR foi utilizado pela primeira vez para mapear de forma autônoma duas minas na Austrália. O voo subterrâneo do drone foi organizado pela empresa de autonomia de drones Emesent. O sistema LiDAR permitiu que o drone voasse pelas minas sem risco de colisões.

07/05/2020 às 09:19
Notícia

DJI lança drone MATRICE 300 RTK e câmeras hibridas para merca...

Essa é a primeira câmera híbrida para drones apresentada pela empresa

De acordo com o site TechAU, este foi um marco significativo, particularmente depois que o sistema de voo autônomo para localização e mapeamento simultâneo da Emesent (SLAM) conhecido como Hovermap teve acesso antecipado ao drone industrial de nova geração em junho deste ano.

Os voos subterrâneos ocorreram na mina de cobre Mount Colin da Round Oak Minerals e na mina George Fisher da Glencore no norte de Queensland. As minas foram usadas para testar a tecnologia SLAM da Emesent baseada em 3D LiDAR, que permite que drones voem além do GPS e linha de visão em áreas não mapeadas, ajudando no mapeamento, navegação e coleta de dados em locais que podem ser considerados como inacessíveis.

Drone DJI Matrice 300 é usado para mapear duas minas na Austrália
Reprodução/TechAU

O vídeo abaixo mostra como o drone DJI Matrice 300 voa pela mina, completo com uma visualização dos dados coletados. Como você pode imaginar, ter um mapa 3D de um ambiente subterrâneo é incrivelmente útil para operações de mineração.

O drone DJI Matrice 300 RTK foi lançado em maio pela empresa oferecendo tempo de voo de até 55 minutos, recursos de IA, sistema de detecção e posicionamento em seis direções e mais. Ele possui um visor de voo primário ou PFD que reúne os dados de voo e navegação em tempo real.

Continua após a publicidade

Além de oferecer informações como dados de telemetria padrão como velocidade e altitude, o drone também oferece informações sobre obstáculos nas imediações. Isto permite que o piloto ajuste sua trajetória conforme necessário.

O drone DJI Matrice 300 RTK também conta com um modo que permite que ele seja controlado por até dois pilotos, mas não ao mesmo tempo. Isto basicamente permite que os pilotos alternem o controle do drone caso um deles precise parar por algum motivo. Saiba mais sobre o drone aqui.

Drone DJI Matrice 300 é usado para mapear duas minas na Austrália
Reprodução/DJI

Fonte: DroneXL, TechAU
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.