Cerebras exibe maior CPU do mundo, com 2,6 trilhões de transistores e 850 mil núcleos
Créditos: Cerebras

Cerebras exibe maior CPU do mundo, com 2,6 trilhões de transistores e 850 mil núcleos

Wafer Scale Engine é fabricada no processo de 7 nm da TSMC e consome kWs de energia

A Cerebras apresentou o maior chip do mundo, a Wafer Scale Engine (WSE), que possui 850.000 núcleos e 2,6 trilhões de transistores. Essa é a segunda geração de processadores de inteligência artificial da empresa e é produzida no processo de 7 nm da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

11/08/2020 às 08:51
Notícia

CPU Kunpeng de 24 Núcleos da Huawei supostamente tem desempen...

Kunpeng 920 é baseado na microarquitetura Neoverse N1 da ARM

A startup estadunidense de Los Altos, na Califórnia, revelou que é necessário usar a superfície inteira de um wafer de fabricação de chips para abrigar a WSE. A novidade tecnológica foi demonstrada durante a Hot Chips, conferência anual de computação que aconteceu virtualmente em 2020.

A primeira geração da Wafer Scale Engine possuía 400.000 núcleos, 1,2 trilhões de transistores e usava 46.225 milímetros quadrados de silício. Ela era fabricada num processo de 16 nm e trazia 18 GB de memória incorporada no chip.


Fonte: Cerebras

Essa WSE Gen 1 ainda tinha 9 PB/s de largura de banda para memória e consumia incríveis 15 kW de energia elétrica. Sem sombra de dúvidas, já tratava-se do processador de inteligência artificial mais rápido do mundo. Com a WSE Gen 2, o que a empresa faz é apenas ampliar a sua vantagem nesse segmento.

Segundo a fabricante, a nova versão do seu chip já é operacional e já está rodando nos laboratórios da companhia. O seu desenvolvimento desafiou as limitações de retícula que existem nos processos atuais de fabricação de chips.


Fonte: Tom's Hardware/Cerebras

Continua após a publicidade

Os engenheiros da Cerebras conseguiram fazer isso ao juntar os dies no wafer através de um tecido de comunicação. Por causa dessa tecnologia, o processador acaba funcionando como uma única unidade coerente.

De acordo com o site Tom's Hardware, o resultado final é 55,9 vezes maior do que a maior placa de vídeo do mundo, a Nvidia A100. Essa GPU mede 826 milímetros quadrados e tem 54,2 bilhões de transistores.

A Wafer Scale Engine de segunda geração vai ocupar o mesmo espaço da primeira geração e terá o mesmo sistema robusto de resfriamento. A diferença é que, ao reduzir a litografia, foi possível dobrar a quantidade de transistores e o número de núcleos presentes nesse chip.

Via: Adrenaline, Tom's Hardware, ZDNet
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.