Pássaro ataca drone FPV durante o voo
Créditos: Reprodução/Adventure Mønk/YouTube

Pássaro ataca drone FPV durante o voo

Incidente ocorreu enquanto o vlogger Kunj Dødiya pilotava seu drone

O criador do canal Adventure Mønk no YouTube, Kunj Dødiya, divulgou um vídeo com cerca de 13 minutos onde uma águia, que pode ser vista na imagem acima, ataca seu drone FPV durante o voo. Embora a filmagem seja espetacular, é sempre melhor evitar interações entre drones e vida selvagem para não machucar os animais e também para não danificar o equipamento.

23/02/2020 às 14:09
Notícia

Vídeo mostra drone sendo atacado por crocodilo durante voo ra...

Pequeno drone escapa por pouco de se tornar uma refeição indigesta

O problema é que nem sempre é possível evitar a interação com a vida selvagem. No caso do vídeo divulgado por Kunj Dødiya, tudo ocorreu tão rapidamente que ele não teve tempo de evitar o contato com a águia. O ataque pode ser visto a partir da marca de 12:30 do vídeo.

Você pode ver a águia se aproximando rapidamente do drone. Depois de pegar o drone com suas garras, a água o solta rapidamente e tanto o animal com o drone acabam caindo. É difícil dizer se a ave foi ferida, mas parece que sim. Já no caso do drone FPV, ele sofreu alguns danos nas hélices.

Essa situação poderia ter sido evitada? Talvez. Um observador poderia ter alertado o piloto sobre a proximidade do animal e assim ele poderia ter evitado o contato. Além disso, pesquisas sobre a área e a época do ano poderiam ter dado ao piloto uma indicação da possibilidade de encontrar aves de rapina como essa águia. 

Em outro caso ocorrido em fevereiro deste ano, um pequeno drone chegou a ser atacado por um crocodilo enquanto realizava um voo rasante. O vídeo do ataque foi gravado por Quentin Roper enquanto ele estava a bordo de um barco perto de uma das ilhas mais ao norte da Austrália. Ele basicamente realizou o voo rasante para tentar filmar o animal mais de perto:

Continua após a publicidade

O site do Serviço Florestal dos Estados Unidos oferece dicas para o uso recreativo responsável de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) em áreas florestais. Acesse clicando aqui.

Fonte: DroneXL
User img

Fabio Rosolen

Os novos SMARTPHONES da LG: K52, K62 e K62+ | Unboxing

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.