Envio de mensagens de voz pelo Google Assistant está disponível em português
Créditos: Reprodução/Blog Google

Envio de mensagens de voz pelo Google Assistant está disponível em português

Update do aplicativo já pode ser feito na loja Google Play - veja como usar

A Google anunciou através de uma publicação em seu Blog que está tornando ainda mais fácil o envio de mensagens em dispositivos Android. A empresa acaba de lançar para seus usuários o envio de mensagens de áudio para contatos por meio do Google Assistente. A ferramenta é muito útil para quando as pessoas precisarem enviar um áudio, mas estiverem com as mãos ocupadas (dirigindo, por exemplo) ou se simplesmente estiverem com preguiça de digitar.

Baixar Google Assistant - Google Play

O novo recurso já está disponível na Google Play para baixar ou atualizar, caso você já tenha o Google Assistant instalado. Quanto ao idioma suportado, o assistente da empresa pode entender inglês ou português na localidade brasileira. Espera-se que a empresa libere o suporte a mais idiomas de forma gradual.

Testamos brevemente o novo recurso em português brasileiro e inglês; confira abaixo. Ao executar o comando "Ok, Google" - "Enviar mensagem de voz", o usuário será perguntado se quer enviar uma mensagem de áudio para um contato por SMS ou WhatsApp. Na versão em inglês, a ferramenta também sugeriu o envio pelo app de mensagens Telegram.

Para utilizar o novo recurso, basta permitir o acesso do Google Assistant ao microfone e contatos e dizer “Ok Google, envie uma mensagem de voz para Fulano dizendo que estou a caminho”, por exemplo. Atenção, se você usar essa opção de comando único, sua mensagem de voz para o contato começará como "envie uma mensagem de voz...".

17/08/2020 às 17:19
Notícia

Google Assistente celebra 3 anos no Brasil com novo recurso

Agora é possível enviar mensagens de áudio por seus serviços de mensageria favoritos

Continua após a publicidade

Você também pode dar comandos separados para deixar a mensagem mais clara, como testamos nas imagens acima. Comece com “Ok Google, envie uma mensagem de voz” e o Assistente perguntará para quem você deseja enviar uma mensagem de áudio. A seguir, você irá falar qual mensagem deseja gravar. Independentemente do modo, o envio de uma mensagem de áudio pode ser feito totalmente sem usar as mãos.

O Google Assistant já contava com recurso de transcrição de texto e até tradução de texto para comunicações internacionais. Agora, o serviço tem a facilidade de enviar áudios sem usar as mãos. Lembre-se que, para usar os comandos do Google Assistant, sua tela precisa estar desbloqueada.

Fonte: XDA Developers, Google
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.