Tesla vai equipar carros com novos chips de 7 nm até 2022
Créditos: Reprodução/Tesla

Tesla vai equipar carros com novos chips de 7 nm até 2022

Processadores serão construídos em parceria com Broadcom e TSMC

A Broadcom e a Tesla fizeram uma parceria para fornecer aos carros da marca processadores de 7 nm apelidados de HW 4.0, de acordo com novas informações do Chinatimes. O chip irá alimentar o computador Full Self Driving (FSD) da Tesla e espera-se que ele entre em produção no quarto trimestre deste ano. Apesar de a produção inicial começar ainda este ano, o processador não estará disponível para uso comercial em veículos Tesla antes de 2022, já que a produção em massa dos HW 4.0 começará no quarto trimestre de 2021.


Chip dedicado da Tesla para veículos autônomos

Além de ser construído na litografia de 7 nm, o chip HW 4.0 também utilizará a tecnologia Integrated FanOut (InFo) da TSMC, projetada para reduzir a área de superfície geral do produto e fornecer melhor resistência térmica. O processador vai contar ainda com mais recente tecnologia System on Wafer (SoW) da TSMC, que elimina a necessidade de colocar os componentes em uma placa de circuito impresso (PCB). O HW 4.0 será colocado diretamente no módulo de dissipação de calor e a empresa Indium Corporation será a fornecedora dos materiais de condutividade térmica.

A Tesla não comentou sobre os possíveis modelos de carros que vão receber o novo chip quando ele estiver disponível comercialmente. 

12/07/2020 às 19:37
Notícia

Veja Autopilot de Tesla Model 3 salvando motorista de pneu vo...

Sistema de direção autônoma alertou motorista sobre colisão na rodovia e evitou acidente após o desvio

A produção inicial prevista para começar ainda este ano vai produzir 2.000 wafers com 25 chips HW 4.0 em cada. A tecnologia SoW da TSMC permite a distribuição de "rotas" para conectar chips e unidades de distribuição de energia diretamente aos módulos de dissipação de calor. A técnica reduz a área de superfície e melhora o desempenho térmico de todo o pacote. 

Para 2021 e 2020, a Tesla planeja lançar um serviço chamado "Robotaxi", que permitirá que proprietários de veículos Tesla usem seus carros para serviços de compartilhamento de viagens. O HW 4.0 também vai chegar quando a tecnologia 5G estiver sendo implementada globalmente, então é bem possível que o processador suporte o mais recente padrão de conectividade.

Via: WccfTech
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.