MediaTek anuncia processador Dimensity 800U com 5G para celulares intermediários
Créditos: Reprodução/MediaTek

MediaTek anuncia processador Dimensity 800U com 5G para celulares intermediários

Novo modelo conta com velocidade de CPU mais alta e recurso Voice over New Radio

MediaTek anunciou oficialmente seu terceiro processador mobile da série 800 para smartphones intermediários: o novo Dimensity 800U que conta com suporte para a tecnologia 5G. A fabricante possui outros processadores midrange chamados Dimensity 800 e Dimensity 820, e parece que o novo modelo será uma versão com qualidade entre esses dois, um pouco mais ajustado e mais acessível que o chipset 800.

Página oficial - Dimensity 800U

O 800U chega trazendo um modem 5G integrado, suporte dual 5G SIM (modos SA e NSA) e velocidades de CPU mais altas. Ele é construído no mesmo processo dos outros modelos, sendo a litografia de 7nm da TSMC e também vem com o recurso dual Voice over New Radio (VoNR) e 5G (2CC 5G-CA). O VoNR é uma solução de voz e vídeo que usa a infraestrutura da rede 5G SA (diferente da LTE e VoLTE) para uma menor latência e melhores qualidades de som e de imagem. 

Nas especificações da CPU, o processador octa-core conta com dois núcleos Cortex-A76 que agora têm clock aumentado de 2,4 GHz em comparação com 2,0 GHz no Dimensity 800. Ele também possui outros seis núcleos Cortex-A55 trabalhando a 2,0 GHz. No lado da GPU, o Dimensity 800U traz o chip gráfico Mali-G57 MC3.

02/03/2020 às 13:26
Artigo

O que é armazenamento Universal Flash Storage (UFS) e quais s...

Versão 3.1 já foi anunciada e pode chegar nos aparelhos das linhas OnePlus 8 e Galaxy Note 20

O armazenamento do novo modelo também teria aumentado de velocidade com o suposto padrão UFS 2.2. Embora a MediaTek tenha listado "UFS 2.2" em sua apresentação (confira a imagem abaixo), não há especificações concretas desse padrão.

Especula-se que o padrão seja um pouco mais rápido que o já conhecido UFS 2.1, mas a MediaTek não explicou a especificação além de descrever como "armazenamento UFS 2.2 de última geração para oferecer a melhor experiência no smartphone, seja transmitindo vídeos, tirando fotos, conversando com amigos ou trabalhando de qualquer lugar". 

Continua após a publicidade

UFS 3.1 é anunciado como padrão de
armazenamento mais rápido e eficiente

O Dimensity 800U suporta aparelhos com displays FHD + (até 2520 x 1080 pixels) com taxas de atualização de até 120 Hz e HDR10+. Na parte para fotografias, ele também permite sensores de câmeras com resolução de até 64 MP e é capaz de gravações de vídeo em 4K (até 3840 x 2160 pixels) a 30FPS.

O novo processador da MediaTek é mais um lançamento que promete impulsionar o uso do 5G quando a tecnologia for implementada globalmente. Ainda não há previsão de quando o Dimensity 800U deverá ser lançado em dispositivos mobile intermediários.

Fonte: XDA Developers
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.