Google Chrome notificará usuários caso um formulário na Web não seja seguro
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Google Chrome notificará usuários caso um formulário na Web não seja seguro

Novidade será introduzida com o Google Chrome 86

A Google está tomando medidas para proteger as informações das pessoas quando elas tentam enviar detalhes através de formulários não protegidos na Web. Com o Google Chrome 86, o navegador passará a exibir um alerta em formulários presentes em páginas protegidas com HTTPS que não enviam os dados de forma segura. Os dados enviados através desses "formulários mistos" são potencialmente visíveis para terceiros, que poderiam ler ou alterar as informações.

20/05/2020 às 15:19
Notícia

Google Chrome receberá novos recursos de segurança e privacid...

Lista inclui o suporte para DNS-over-HTTPS, nova opção Enhanced Safe Browsing e outras novidades

Até agora, o Google Chrome só indicava a presença de formulários mistos na página removendo o ícone de cadeado (que deveria indicar que sua conexão com um site é segura) da barra de endereços. "Vimos que os usuários acharam essa experiência incerta e que ela não comunicava efetivamente os riscos associados ao envio de dados a partir de formulários inseguros", disse Shweta Panditrao, membro da equipe de segurança do Chrome, no blog do projeto Chromium.

Com o Google Chrome 86, o recurso de preenchimento automático será desativado em formulários mistos para que a página não seja preenchida automaticamente com informações potencialmente confidenciais ou privadas sobre você. Se um formulário misto tiver campos para inserção de login ou senha, você ainda poderá usar o gerenciador de senhas do Chrome. Isso ajuda as pessoas a inserir senhas exclusivas e "é mais seguro usar senhas exclusivas mesmo em formulários que são enviados de forma insegura do que reutilizar senhas", disse Panditrao.


Alerta avisando que o preenchimento automático foi desativado em um formulário na Web
(Reprodução/Chromium Blog)

Se você digitar as informações no formulário potencialmente inseguro e optar por enviar as informações, um alerta de página inteira como o mostrado abaixo será exibido pelo navegador. Você terá a opção de enviar os dados mesmo assim ou de retornar para a página anterior:

Google Chrome notificará usuários caso um formulário na Web não seja seguro
Alerta avisando que as informações enviadas através do formulário não estão protegidas
(Reprodução/Chromium Blog)

No final do post publicado no blog do Projeto Chromium é recomendado que os desenvolvedores migrem seus sites completamente para HTTPS para proteger seus usuários. Os desenvolvedores podem obter mais informações sobre isso aqui.

Via: Engadget Fonte: Chromium Blog
User img

Fabio Rosolen

BLACK FRIDAY: DICAS para COMPRAR uma SMART TV!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.